Odete era a minha babá e também a nossa cozinheira. Ela chegou em nossa casa quando eu tinha apenas 2 anos de idade.
Eu cresci e fui embora. Ela ficou.
Odete vem trabalhando na casa da minha mãe por aproximadamente 38 anos. É isso mesmo! Eu disse trinta e oito anos.
Quando eu era criança, ela cuidou de mim, me levou à escola (sendo às vezes surpreendida com a minha passada de mão em peixinhos de chocolate proveniente de uma banquinha que ficava próxima à escola) e ensinou várias vezes o meu dever de casa. Odete, ou simplesmente Dedé como costumamos chamá-la, também frequentemente me vestiu após o banho da tarde, mas não sem antes me assistir bater com uma sandália em vestidos que eu tanto me recusava a vestir.
Muitos anos depois, ela presenciou a minha formatura, o meu casamento, e recentemente conheceu a minhas filhas, um sonho dela. Isso me lembra como Odete estragou as meninas quando elas estiveram no Brasil ano passado. 🙂
Ao longo de todos esses anos, Odete tem estado presente, fazendo muito mais do que ela tem sido paga para fazer... Ela fez e ainda faz o que faz por causa do seu imenso coração, porque ela nos ama. Quão abençoados nos temos sido por tê-la conosco! Após tantos anos de convivência, ela se tornou parte de nossa família, alguém que amamos.
Há tantas boas memórias dela que faltaria espaço aqui para contar. Uma das quais me lembro bem é de sua comida. De tudo que ela já fez, a mais inesquecível é o seu bife de molho. É tão a cara dela que o nomeei "O Bife de Odete." É caseiro, sem sofisticação, mas cheio de sabor.
Por que a receita é da minha Dedé, eu não fiz nenhuma modificação. Todo ao contrário. Dessa maneira, não espere dessa vez aqui um bife com verduras picadas, com vinho, tomates sem pele ou um caldo esgrossado com farinha de trigo, como tecnicamente você encontraria vindo de mim. Hoje o que você verá, e espero que chegue a provar, é a paixão de uma cozinheira auto-didata, uma receita vinda do coração... Bom Apetite!

Bife de Odete
Ingredients
Ingredientes:
- 700 gramas de chã de dentro bifes finos
- 2 colheres de sopa de cuminho
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de chá de pimenta moída
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1 xícara de caldo de carne líquido
- ½ colher de sopa de extrato de tomate
- 1 cebola amarela grande fatiada
- 2 pimentões verdes grandes sem sementes e fatiados
- 4 dentes de alho picados e massados
- 4 tomates médias fatiadas
Instructions
Modo de Preparo:
- Bata os bifes em ambos os lados com um martelo de carne. Misture o cuminho, metade do sal e a pimenta. Passe nos bifes. Reserve por meia hora para tomar gosto.
- Numa panela grande, refogue a cebola e depois os pimentões em 2 colheres de sopa de óleo em fogo alto. Acrescente o alho e refogue for 30 segundos. Depois adicione os tomates e refogue por uns 2 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve.
- Numa outra panela grande, doure os bifes em 2 colheres de sopa de óleo sobre fogo alto. Adicione o vinagre e deixe evaporar um pouco. Acrescente o caldo líquido, o extrato de tomate e a outra metade do sal. Mexa. Junte o vegetais refogados e pressione um pouco com um amassador de carne.
- Reduza o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente uma hora, mexendo ocasionalmente.
- Sirva com purê de batata ou com pão ou com feijao, arroz branco e bolinhos de batata, cuja receita será publicada aqui em breve. Essa última era a maneira que comíamos na casa de minha mãe.
Notes
Leave a Reply