Costeleta de porco com molho Teriyaki é uma receita perfeita para o jantar a qualquer dia da semana - assim como a nossa costela de porco assada e lombo de porco assado! Macias, suculentas e saborosas, essas costeletas de porco são uma dessas receitas fáceis e rápidas de fazer mas que tem a qualidade de restaurante. A receita é do meu livro de receitas com 5 ingredientes.
Este é um dos pratos mais apetitosos que você já viu e, embora eu goste de olhar para ele, adoro comê-lo ainda mais.
O teriyaki é um molho japonês doce, azedo e salgado com uma cor marrom bem escura, que confere um sabor incrível à costeleta de porco.
Ingredientes e substituições
• 4 costeletas de porco sem osso, à temperatura ambiente - embora eu tenha usado costeletas de porco sem osso, você pode substituí-las por costeletas de porco com osso, as quais levarão menos tempo para cozinhar. Mas seja qual for a sua escolha, certifique-se de que as costeletas estejam em temperatura ambiente para que cozinhem uniformemente.
• Sal (ingrediente básico)
• Pimenta moída (ingrediente básico)
• 3 colheres de sopa de azeite de oliva, dividido (ingrediente básico) - você pode usar qualquer outro óleo ou até manteiga de garrafa se quiser.
• 6 dentes de alho picados (ingrediente básico) - se preferir, substitua o alho picado pela cebola.
• ¼ xícara de mel - xarope de bordo de verdade é uma ótima alternativa.
• ¼ xícara de molho teriyaki - se você não tiver na despensa, use o molho de soja. Eles não são os mesmos, mas vai servir! Para tornar este prato sem glúten, use um molho sem glúten.
• 2 colheres de sopa de suco de limão fresco (ingrediente básico) - você pode usar vinagre de vinho tinto como substituto.
Um ingrediente básico pode ser definido como essencial na maioria das receitas. É por isso que não entra na contagem dos 5 ingredientes, como sal e pimenta (temperos), alho (condimento básico), óleo (gordura) e suco de limão (ácido).
Além disso, a maioria das pessoas os tem em casa - ou pelo menos o seu substituto adequado.
Como fazer costeleta de porco
Antes mesmo de começar a cozinhar essas costeletas de porco douradas na frigideira, certifique-se de:
• Elas estejam na temperatura ambiente (deixe-as fora da geladeira por pelo menos 30 minutos até 60 minutos antes de cozinhar)
• Enxugue-as com papel toalha antes de temperar.
PASSO 1: Tempere as costeletas de porco com sal e pimenta.
PASSO 2: Aqueça uma frigideira grande de ferro fundido em fogo médio-alto até bem quente, cerca de 5 minutos. FOTO 1 Despeje 2 colheres de sopa de óleo e depois doure as costeletas de porco por 4 a 5 minutos de cada lado ou até que estejam douradas. FOTO 2 Transfira para um prato.
PASSO 3: Reduza o fogo para médio. Despeje a 1 colher de sopa de óleo restante e retire os pedaços dourados do fundo da panela. Adicione o alho e cozinhe por cerca de 30 segundos. FOTO 3 Adicione o mel, o molho teriyaki (ou molho de soja) e o suco de limão.
PASSO 4: Aumente o fogo para médio-alto. Deixe o molho cozinhar por 3 ou 4 minutos, mexendo ocasionalmente, até engrossar um pouco. FOTO 4 Volte a colocar as costeletas de porco na frigideira e regue com o molho.
Dicas para fazer as melhores costeletas de porco
SUGESTÃO 1: Deixe as costeletas de porco atingirem a temperatura ambiente, deixando-as repousar no balcão durante 30 a 60 minutos antes de dourar. Isso garantirá que cozinhem uniformemente por dentro e que o centro alcance a temperatura certa.
DICA 2: Para obter o melhor sabor, tempere g cada costeleta de porco com sal e pimenta antes de cozinhar.
DICA 3: Use um termômetro de carne para verificar a temperatura interna. A carne de porco deve ser cozida a 62 graus C antes de comer. Ela continuará cozinhando depois de retirada do fogo.
DICA 4: O tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura da costeleta de porco.
DICA 5: Deixe as costeletas descansarem por pelo menos 4 a 5 minutos antes de cortar. Isso irá selar seus sucos naturais e deixá-las macias.
Melhores cortes de costeleta de porco para cozinhar na frigideira
Sem osso - adoramos costeletas de porco grossas e desossadas porque podem ficam muito tenras até mesmo quando cozinhadas em altas temperaturas seja assadas, fritas ou grelhadas.
Com osso - contém menos carne e são mais baratas do que a costeleta sem osso mas além se cozinhar bem em latas temperaturas, ela cozimnha um pouco mais rápido.
Dicas para o Sucesso dessa Receita de Costeleta de Porco
DICA 1: nxugue bem as costeletas de porco e tempere com sal e pimenta, cerca de 1 colher de chá de sal por cada meio quilo.
DICA 2: Use uma frigideira de ferro fundido para dourar bem.
DICA 3: Certifique-se de que a frigideira e o azeite estejam quentes antes de adicionar as costeletas de porco.
DICA 4: Vire as costeletas de porco apenas uma vez enquanto cozinham. Elas devem cozinhar sem serem viradas por cerca de 4 a 5 minutos de cada lado, ou até que estejam douradas de cada lado.
Como saber quando as costeletas de porco estão prontas
Você deve sentir uma certa resistência ao pressionar a costeleta de porco com o dedo, mas não deve estar dura. A melhor maneira de saber se a carne de porco está pronta é testar a temperatura interna para ter certeza de que está pelo menos 62 graus Celsius; no entanto, as costeletas continuarão a cozinhar mesmo depois de retiradas da frigideira.
Por causa disso, você pode considerá-los prontas a 62 ou 65 graus C, pois elas continuarão cozinhando depois de retiradas do fogo e enquanto descansam antes de servir. Isso também ocorre com este lombo de porco na panela.
O que servir com costeleta de porco
Aqui estão algumas idéias de acompanhamentos:
• Arroz
• Yakisoba
• Salada fresca
• Legumes cozidos no vapor ou assados no forno
• Batata assada
Como armazenar as sobras
Geladeira: guarde as costeletas de porco em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias.
Congelador: Qualquer sobra de costeleta de porco pode ser congelada por até 3 meses. Para obter melhores resultados, congele as costeletas em recipientes herméticos ou em sacos de congelamento com zíper.
Reaquecimento
A melhor maneira de reaquecer costeleta de porco é no forno em uma panela tampada com umidade extra (molho) para evitar que sequem. Aqui estão as etapas:
1. Aqueça o forno a 180 graus C.
2. Adicione 2 colheres de sopa de água ou caldo de galinha a uma assadeira ou frigideira de ferro fundido.
3. Coloque as costeletas de porco na assadeira e cubra com papel alumínio.
4. Reaqueça as costeletas de porco no forno por 10 a 15 minutos ou até que estejam quentes.
SIGA-NOS EM PINTEREST, INSTAGRAM E FACEBOOK para mais receitas fáceis e deliciosas. Subscreva para receber a nossas receitas gratuitas por email!
COMPARTILHE!

Costeleta de Porco com Molho Teriyaki
Equipment
- frigideira
Ingredients
- 4 costeletas de porco sem osso à temperatura ambiente
- sal a gosto
- pimenta moída a gosto
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 6 dentes de alho picados
- ¼ xícara de chá mel
- ¼ xícara de chá molho teriyaki pode substituir por molho de soja
- 2 colheres de sopa suco de limão ou vinagre de vinho tinto
Instructions
- Antes mesmo de começar a cozinhar essas costeletas de porco douradas na frigideira, certifique-se de elas estejam na temperatura ambiente (deixe-as fora da geladeira por pelo menos 30 minutos até 60 minutos antes de cozinhar) e enxugue-as com papel toalha antes de temperar.
- Tempere as costeletas de porco com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira grande de ferro fundido em fogo médio-alto até bem quente, cerca de 5 minutos. Despeje 2 colheres de sopa de óleo e depois doure as costeletas de porco por 4 a 5 minutos de cada lado ou até que estejam douradas. Transfira para um prato.
- Reduza o fogo para médio. Despeje a 1 colher de sopa de óleo restante e retire os pedaços dourados do fundo da panela. Adicione o alho e cozinhe por cerca de 30 segundos. Adicione o mel, o molho teriyaki e o suco de limão.
- Aumente o fogo para médio-alto. Deixe o molho cozinhar por 3 ou 4 minutos, mexendo ocasionalmente, até engrossar um pouco. Volte a colocar as costeletas de porco na frigideira e regue com o molho.
Leave a Reply