Go Back
+ servings
Escondidinho de Frango com pratos amarelos
Print SAVE Pin
5 from 1 vote

Escondidinho de Frango

Escondidinho de frango é um prato nordestino composto de camadas de purê de aipim ou macaxeira, frango desfiado com verduras e queijo. É um prato completo que pode ser feito com sobras e agradará toda a família.
Prep Time 50 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 1 hour 30 minutes
Servings 8

Ingredients

Ingredientes:

    Para o purê de mandioca:

    • 1 kg de macaxeira ou aipim congelada ou fresca (se preferir, use batatas descascadas)
    • 2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente ou derretida
    • 1 a 1 e ¼ copo americano de creme de leite de caixinha ou leite gordo ou leite de coco, morno
    • 1 a 2 colheres de sopa de caldo de galinha Knorr em pó opcional
    • Sal e pimenta à gosto
    • 2 copos americanos de queijo de coalho em tirinhas ou outro de sua preferência que derreta bem. Exemplo: Gruyère, queijo cheddar branco, fontina , gouda , etc

    Para o frango:

    • 6 tiras de bacon defumado ou 1 xícara de charque, picados
    • ½ cebola grande amarela picada
    • 2 dentes de alho picados
    • Cerca de 700 g de frango assado desfiado
    • 1 copo americano  de couve cortada em tirinhas finas
    • ½ xícara de vinho branco seco
    • 1 e ½ copos americanos de molho de tomate
    • Sal e pimenta à gosto
    • 1 copo americano  de milho cozido
    • ¼ copo americano  de salsa ou coentro picado

    Instructions

    Modo de preparo:

    • Para preparar o purê de mandioca: Se usar mandioca fresca, descasque primeiro (mandioca congelada já vem descascada). Em seguida, coloque a mandioca descascada em uma panela cheia de água fria e deixe ferver em fogo alto por cerca de 15 a 20 minutos ou até que esteja macia. Retire do fogo, reserve cerca de 1 copo americano da água e escorra a mandioca. Coloque a mandioca cozida em uma tábua de carne e, com a mandioca ainda morna, remova a fibra do centro. Coloque a mandioca morna de volta na panela, despeje a água quente reservada em cima, e amasse muito bem com um espremedor. Misture a manteiga, o creme de leite, caldo de galinha em pó (opcional), sal e pimenta à gosto. Reserve. O queijo será utilizado mais tarde na montagem do prato!
    • Pré-aqueça o forno a 180 graus C (350 graus F ). Unte um pirex grande e fundo (cerca de 33 x 23 cm) e reserve.
    • Para preparar o frango: Em uma panela grande anti-aderente, cozinhe o bacon picado sobre fogo médio-alto por cerca de 5 a 6 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Retire o bacon da frigideira com uma escumadeira, coloque em uma tigela ou prato e reserve. Na mesma panela onde o bacon foi cozinhado, cozinhe a cebola na gordura residual do bacon sobre fogo médio por cerca de 2 a 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, adicione o alho picado e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto sobre fogo médio. Adicione o frango desfiado e refogue sobre fogo médio-alto por 1 a 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione a couve em tirinhas e refogue por cerca de 1 minuto. Adicione o vinho e deixe evaporar quase que por completo. Junte o molho de tomate, o bacon cozido reservado, sal e pimenta à gosto. Deixe cozinhar destampado sobre fogo médio por 3 a 4 minutos. Retire do fogo, misture o milho cozido e a salsa ou coentro picado. Reserve.
    • Para montar o escondidinho de frango: Despeje o frango dentro do pirex untado e espalhe para formar uma única camada. Ponha o purê de mandioca por cima e espalhe para formar a segunda camada. Finalize salpicando o queijo em tirinhas por cima do purê de mandioca, distribuindo de maneira uniforme. Cubra bem com uma folha de papel alumínio (Por favor, certifique-se que a folha não toque a camada de queijo ou unte a parte interna do papel alumínio para que o queijo não pregue nele). Leve ao forno por 30 a 40 minutos. Sirva o escondidinho de frango quente sozinho ou acompanhado de uma salada fresca ou legumes no vapor. Bom apetite!

    Recipe Notes

    OBS: Serve: 8   Tempo total: 1 h 30 min  Tempo de preparo: 50 min  Tempo de cozimento: 40 min
    Há mais de uma maneira de fazer escondidinho de frango. Esta minha versão leva milho e couve.

    ** Nutrition labels on easyanddelish.com are for educational purposes only. This info is provided as a courtesy and is only an estimate, since the nutrition content of recipes can vary based on ingredient brand or source, portion sizes, recipe changes/variations, and other factors. We suggest making your own calculations using your preferred calculator, based on which ingredients you use, or consulting with a registered dietitian to determine nutritional values more precisely.

    Please note that health-focused and diet information provided on easyanddelish.com is for educational purposes and does not constitute medical advice, nor is it intended to diagnose, treat, cure, or prevent disease. Consult with your doctor or other qualified health professional prior to initiating any significant change in your diet or exercise regimen, or for any other issue necessitating medical advice.

    DID YOU MAKE THIS RECIPE?Comment and rate the recipe. Also follow us on Pinterest at @easyanddelish for more delish recipes.