Pastel de belém é uma tortinha Portuguesa do século XIX com crosta crocante de massa folhada e recheio de creme pasteleiro com manchas caramelizadas no topo. Este nossa receita de sobremesa é fácil e mais rápida de preparar, mas tem o gostinho do pastel de nata tradicional. Assista ao nosso vídeo rápido!
Se você nunca fez pastel de Belém, esta é sua chance.
Esta não é uma torta comum! Estamos compartilhando com você uma das Sete Maravilhas da Gastronomia. Eu não estou brincando!
A receita do pastel de nata português do século XIX é um verdadeiro segredo. Nossa receita é a versão fácil dessa receita.
Para tornar o trabalho menos intensivo, usamos uma massa folhada comprada pornta que reduz um bocado o tempo de preparação. Em seguida, usamos uma receita de creme de pasteleiro que não precisa cozinhar no fogão.
O resultado foi excelente! A massa é crocante e o creme é cremoso e apresenta manchas caramelizadas muito características do pastel de belém original.
Existem várias versões do original e você está convidado a experimentar qualquer uma. Elas são simplesmente deliciosas!
Bem, pronto para prepará-lo juntos?
O que é pastel de Belém?
Conhecido também como pastel de nata, o Pastel de Belém (plural: pastéis de Belém ou pastéis de nata) é uma pequena torta feita de massa folhada e creme de pasteleiro com manchas caramelizadas no topo do creme. Espero que isso por si só seja suficiente para fazer você sorrir!
Embora criados antes do século XIX por monges católicos em Lisboa, Portugal, essa sobremesa rapidamente se tornou bastante popular em vários países de língua portuguesa, como Brasil, Goa e Macau, sob o nome de Tortas de Ovo ou Pastel de Ovo.
Além disso, tornaram-se um sucesso na China continental e em países com grande imigração portuguesa, como Canadá, Austrália, Luxemburgo, Estados Unidos, Inglaterra e França, entre outros.
Mas se fores aos Açores, chama-os pelo nome próprio lá: Queijadas de nata!
Os pastéis de nata mais populares que todos conhecem e amam são os portugueses, brasileiros (semelhantes aos portuguesas) e os chineses que não têm topo caramelizado.
Em Portugal, os Pastéis de Belém originais foram produzidos em 1837 pela Antiga Confeitaria de Belém, simplesmente conhecida pelo nome de Pastéis de Belém seguindo uma antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos.
Essa receita secreta é recriada todos os dias à mão, usando apenas métodos tradicionais. Vende mais de 20.000 pastéis de nata por dia! Os portugueses gostam de polvilhar por cima canela em pó e açúcar de confeiteiro, e costumam acompanhá-los com uma bica (um café expresso forte).
No Brasil, esses pastéis de nata fazem sucesso há muito, muito tempo. Cresci comendo eles o ano todo, às vezes sozinhos e às vezes acompanhados de uma xícara de café com leite.
Como descendente de portugueses, imagino que não poderia ter sido de outra forma! Mas você sabe o que? Não importa onde você vá no Brasil, você encontrará esses pastéis de nata em quase todos os cafés ou padarias - graças a Deus!
Gente, os pastéis de nata portugueses são tão bons que já foram designados como uma das 7 maravilhas da cozinha portuguesa. E The Guardian, o conhecido jornal nacional britânico, considerou-os como a 15ª iguaria mais saborosa do mundo. Preciso dizer mais?
Eu tenho uma abordagem mais simples! Para mim, eles parecem pequenos raios de sol e têm gosto de céu! Espero que sejam assim para você também!
Ingredientes e substituições
- Massa folhada - compramos a nossa pronta no freezer de nosso supermercado, mas você pode fazer a sua em casa.
- Ovos - usamos ovos inteiros e gemas. As claras dão estrutura ao creme não cozido enquanto as gemas dão riqueza e aquela cor amarela.
- Açúcar - alguns usam açúcar de confeiteiro, mas usamos açúcar branco granulado que derrete totalmente e carameliza a torta enquanto ela assa no forno. Você pode ajustar a quantidade ao seu gosto. Mas o pastel de nata português não é muito doce!
- Laticínios - usamos uma combinação de leite integral e creme de leite fresco para dar aos pastéisd e nata aquela consistência cremosa.
- Extrato de baunilha - é o ingrediente aromatizante. Se tiver em casa, use as favas de baunilha para um recheio de creme mais saboroso.
Como fazer Pastel de Belém (Pastel de Nata)
- Para fazer essas tortas portuguesas, prepare o creme. Bata os ovos inteiros e as gemas em uma tigela média até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente açúcar, leite, creme de leite e extrato de baunilha, batendo até ficar homogêneo. VEJA FOTO 1
- Cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora ou até que o açúcar se dissolva.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 480° F (250° C) e abra a massa folhada descongelada sobre uma superfície enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha e espalhe. Isso evitará que a massa grude na superfície e em suas mãos.
- Em seguida, enrole a massa bem apertada como um tronco ou rolinho. Corte as pontas e depois o resto da massa em 12 pedaços iguais. VEJA FOTO 2 É fundamental que a massa ainda esteja gelada quando você a molda nas formas para tortas. Se necessário, embrulhe alguns pedaços e leve à geladeira até que seja você precise deles.
- Pressione cada pedaço de massa em uma fôrma de torta untada (7,5 cm de diâmetro) até formar uma crosta fina e cerca de 1 cm mais alta do que a borda da assadeira. Ao assar, a crosta vai encolher! Se necessário, molhe as mãos com água para moldar a massa. Fure o fundo e as laterais com um garfo para evitar estufar muito ao assar e derramar o recheio. Como alternativa, você pode usar uma forma de muffin de tamanho normal em vez de formas de tortas individuais. Mas esteja ciente de que a massa encolherá mais e ficará mais fina nas bordas.
- Cubra as formas de torta com papel alumínio e leve à geladeira por 10-15 minutos. Em seguida, despeje delicadamente o recheio de creme (70% cheio). VEJA FOTO 3 Leve ao forno na grade do meio por 15-25 minutos ou até que a massa esteja assada e o creme esteja firme e tenha manchas queimadas (caramelizadas) por cima.
- Deixe os pastéis de belém esfriarem por 5 minutos, remova-os delicadamente das formas e coloque sobre uma gradinha para esfriar mais. Você pode servi-los mornos ou em temperatura ambiente com uma xícara de café. Se preferir, peneire açúcar de confeiteiro e a canela em pó por cima. VEJA FOTO 4
Dicas para fazer pastéis de Belém perfeitos
- Massa folhada: faça a sua em casa com pelo menos um dia de antecedência ou compre uma pronta como eu fiz. Certifique-se de ler os ingredientes da massa folhada comprada pronta. Deve conter manteiga (sem óleo) e farinha, é claro. Descongele antes de abrí-la e trabalhe sempre com a massa gelada. Embrulhe alguns pedaços e leve à geladeira enquanto trabalha com os outros.
- Certifique-se de que a massa esteja fina quando terminar de moldar nas forminhas e mais alta do que a borda da forma (cerca de 1 cm). Ela encolherá ao assar!
- Fure o fundo e as laterais com um garfo para que a massa não encolha muito e derrame o recheio.
- Existem várias formas de fazer o recheio. Alguns adicionam farinha ou amido de milho como agente espessante e cozinhe o recheio no fogão. Nossa receita de pastel de nata não exige isso. Não tem farinha nem amido de milho. Torna o recheio mais rápido, porém mais leve. Mas a chave é deixar nosso creme descansar na geladeira para que o açúcar se dissolva. Algumas receitas também pedem um xarope simples que às vezes é derramado sobre ou no creme cozido. Mas não o nosso!
- Sirva o pastel de Belém polvilhado por cima com canela em pó e açúcar de confeiteiro se quiser. É assim que os portugueses comem os deles!
- A torta fica pronta quando a massa está totalmente cozida e com o recheio endurecido e apresenta manchas queimadas no topo - tão característicos nessas tortas!
- Use uma forma de muffin de tamanho normal se você não tiver formas pequenas de torta. Mas esteja ciente de que a massa encolherá mais e as bordas da crosta ficarão mais finas.
- Sempre unte as formas; caso contrário, as tortas serão difíceis de remover das formas sem quebrar depois de assadas.
- Não encha a crosta mais de 70%; caso contrário, o risco de derramamento é maior.
Qual a diferença entre o pastel de nata português e o chinês?
A principal diferença é o pastel de Belém português tem a parte superior queimada porque é assado em alta temperatura (cerca de 250° a 290° C). Além disso, o recheio é geralmente mais pesado, mais cremoso ou mais consistente do que o pastle de nata chinês porque usa creme de leite fresco, amido de milho ou farinha e mais gemas de ovo, sendo frequentemente cozido no fogão antes de assar.
Na verdade, a maioria das sobremesas portuguesas levam muitas gemas, tal como o fio de ovos e o quindim brasileiro (com muitas gemas seguindo a tradição dos seus colonizadores).
Por outro lado, a torta de ovo chinesa (Dim Sum) parece mais uma torta de creme normal (com um recheio amarelo vivo) porque é assada em temperatura média (geralmente a 180° C) e seu recheio pede ovos inteiros e leite evaporado e geralmente não é cozido antes de assar.
Ambos têm uma crosta de massa folhada crocante e pedem um recheio de creme.
Como armazenar os pastéis de nata
Se consumir durante o dia em que os fizer, não precisa refrigerá-los. Você pode comê-los mornos ou em temperatura ambiente. No entanto, se sobrar, leve à geladeira em um recipiente hermético por até 2 dias. Você pode comê-los gelados (meu jeito favorito).
Ou você pode reaquecê-los em um forno pré-aquecido (a 180 graus C) por cerca de 8 minutos.
Para congelar, coloque os pastéis de Belém numa assadeira e leve ao freezer por cerca de 2 horas. Em seguida, coloque-os em um saco para freezer em uma única camada e congele por até 2 meses. Descongele na geladeira! Saiba que sua crosta não ficará tão crocante e o recheio será menos cremoso e pode coalhar um pouco.
O que servir com pastel de Belém
Em Portugal, eles servem esses pastéis de Belém polvilhados com açúcar de confeiteiro e canela em pó por cima e uma xícara de café expresso (bica).
No Brasil, comemos sozinhos como sobremesa ou como guloseima à tarde com uma pequena xícara de café (cafezinho).
Outras receitas de tortas
- Torta de Limão Fácil
- Torta Brownie
- Receita de Torta de Chocolate
- Torta Holandesa
- Torta de Limão Tradicional com Biscoito
- Receita de Torta de Brigadeiro
COMPARTILHE!

Pastel de Belém (Pastel de Nata)
Equipment
- tigela
- forno
- formas
Ingredients
Ingredientes
- 2 ovos inteiros grandes
- 3 gemas de ovo
- ½ xícara de açúcar granulado branco
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- ⅓ copo americano de leite integral cerca de 75 ml
- ⅔ copo americano de creme de leite fresco 150 ml
- 400 gramas massa folhada pronta
Instructions
Modo de Preparo
- Para fazer essas tortas portuguesas, prepare o creme. Bata os ovos inteiros e as gemas em uma tigela média até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente açúcar, leite, creme de leite e extrato de baunilha, batendo até ficar homogêneo.
- Cubra a tigela com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos uma hora ou até que o açúcar se dissolva.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 480° F (250° C) e abra a massa folhada descongelada sobre uma superfície enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha e espalhe. Isso evitará que a massa grude na superfície e em suas mãos.
- Em seguida, enrole a massa bem apertada como um tronco ou rolinho. Corte as pontas e depois o resto da massa em 12 pedaços iguais. É fundamental que a massa ainda esteja gelada quando você a molda nas formas para tortas. Se necessário, embrulhe alguns pedaços e leve à geladeira até que seja você precise deles.
- Pressione cada pedaço de massa em uma fôrma de torta untada (7,5 cm de diâmetro) até formar uma crosta fina e cerca de 1 cm mais alta do que a borda da assadeira. Ao assar, a crosta vai encolher! Se necessário, molhe as mãos com água para moldar a massa. Fure o fundo e as laterais com um garfo para evitar estufar muito ao assar e derramar o recheio. Como alternativa, você pode usar uma forma de muffin de tamanho normal em vez de formas de tortas individuais. Mas esteja ciente de que a massa encolherá mais e ficará mais fina nas bordas.
- Cubra as formas de torta com papel alumínio e leve à geladeira por 10-15 minutos. Em seguida, despeje delicadamente o recheio de creme (70% cheio). Leve ao forno na grade do meio por 15-25 minutos ou até que a massa esteja assada e o creme esteja firme e tenha manchas queimadas (caramelizadas) por cima.
- Deixe os pastéis de belém esfriarem por 5 minutos, remova-os delicadamente das formas e coloque sobre uma gradinha para esfriar mais. Você pode servi-los mornos ou em temperatura ambiente com uma xícara de café. Se preferir, peneire açúcar de confeiteiro e a canela em pó por cima.
Video

Notes
- Rendimento: 12 pastéis de nata
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 22 minutos
- Tempo de descanso: 1 hora e 10 minutos
- Tempo total: 1 hora e 57 minutos
Leave a Reply