Esta receita de quindim faz uma sobremesa fácil e sem glutén que leva gemas de ovo, açúcar, coco ralado e leite de coco, resultando em um doce cremoso com uma crosta fina de coco. Pode se tornar cetogénica apenas com a substituição de um ingrediente.
O que é quindim?
Quindim, pronúncia [ki᷉ ‘dʒi᷉] ou [ki᷉’ di᷉], é uma sobremesa brasileira popular feita com gemas de ovo, açúcar, coco ralado e água ou leite de coco. Depois de misturados são levados ao forno para assar em banho-maria, individualmente em ramequins ou forminhas. Se assado em uma grande forma de buraco, é chamado pelo nome superlativo de ‘quindão’, que nada mais é do que um quindim grande ou tamanho família.
Quindim, plural quindins, é tecnicamente um creme assado com uma superfície brilhante e uma cor amarela vibrante devido à grande quantidade de gemas.
A palavra quindim vem de dikende em Kikongo, uma língua Bantu e significa “os gestos, ou comportamento ou humor característico de meninas adolescentes”. Em outras línguas africanas, também pode significar “charme ou encanto”, que é atribuível à própria sobremesa, pois parece um sol nascente por causa de sua cor amarela brilhante.
Na cultura brasileira, quindim é também o nome da personagem rinoceronte do Sítio do Pica-Pau Amarelo, da obra de Monteiro Lobato. Foi imortalizado pela música “Os Quindins de Yayá” de Carmen Miranda.
A Origem da Receita de Quindim
A sobremesa brasileira é baseada na guloseima portuguesa Brisa do Lis ou Brisas do Lis, também conhecidas como Beijinhos do Liz, típicos da cidade de Leiria em Portugal. A receita foi criada por freiras do convento de Santana, mas o doce se popularizou mais tarde por meio de um famoso café colonial. Segue as características de muitas sobremesas portuguesas que utilizam muitos ovos, como o papo de anjo, fio de ovos e o pastel de nata.
Ao contrário do quindim brasileiro, Brisa-do-Lis leva amêndoas em vez de coco, além de gemas e açúcar. Embora nos dias modernos, a guloseima brasileira pode ser aromatizada com licor de laranja ou extrato de amêndoa.
A adição do coco à receita de quindim é atribuída aos escravos da Bahia no século XVII, devido à abundância de coco na região e, claro, à falta de amêndoas.
O coco ralado depositado na base da sobremesa forma uma crosta naturalmente sem glúten que lembra a crosta de uma cheesecake. Mas o resto da guloseima tem uma textura cremosa semelhante a um pudim.
Quindim x Brisa do Lis
O Quindim é uma sobremesa brasileira feita com gemas de ovo, açúcar e coco, enquanto a Brisa do Lis é uma sobremesa portuguesa feita com gemas de ovo, açúcar e amêndoas.
Ambos são cremes assados de cor amarela brilhante, diferindo basicamente no sabor.
Ingredientes e substituições
O quindim caseiro leva cerca de 4 a 5 ingredientes:
- Gemas de ovo – são o principal ingrediente da sobremesa. Para fazer cerca de 12 quindins tamanho padrão, a maioria das receitas pede 12 ou mais gemas. A grande quantidade de gemas é o que confere à guloseima sua cor amarela vibrante e é fundamental para sua consistência cremosa. Recomendo peneirar as gemas antes de misturar com os outros ingredientes, pois retira a sua pele e o sabor intenso dos ovos ao mesmo tempo, resultando num doce mais refinado. Você pode usar as claras para fazer merengue, pavlova, ou mesmo este pudim de claras.
- Açúcar – açúcar branco granulado é o adoçante, mas se você estiver em uma dieta cetôgenica, pode usar monkfruit ou eritritol. Para tornar a sobremesa quase tão doce quanto a feita com açúcar, aumente a quantidade solicitada na receita em 50%. Por exemplo, nossa receita usa 1 xícara de açúcar, então troque por 1 ½ xícaras do adoçante.
- Coco em flocos – é o que dá uma “crosta” à sobremesa. Para uma crosta fina, use menos coco (cerca de 50 g ou 2 onças), que é menos do que a maioria das receitas exige (100 a 200 gramas). O motivo pelo qual prefiro fazer o meu com menos coco ralado do que a maioria das receitas é porque uma “crosta” espessa de coco remove grande parte da camada cremosa do quindim. E o quindim é um pudim!
- Água ou leite de coco – algumas receitas pedem qualquer um desses ingredientes. Se usar água morna em vez de leite de coco, manteiga sem sal amolecida é adicionada à receita. Água com manteiga torna a sobremesa mais brilhante, mas menos saborosa. O leite de coco é exatamente o oposto!
- Aromatizante – este é o ingrediente opcional. Alguns adicionam extrato de baunilha, licor de laranja, extrato de amêndoa, etc. Se usar leite de coco, nenhum aroma extra é necessário.
Algumas receitas brasileiras acrescentam pelo menos uma clara de ovo à receita resultando em um quindim mais estruturado ou mais consistente. É chamado de quindim de padaria.
Método de cozimento
O método de cozimento preferido para assar quindim é o banho-maria, o qual gera um cozimento lento e uniforme.
Mas alguns levam ao forno simplesmente colocando a forma ou forminhas na grade do meio, como se estivessem assando um bolo ou cupcakes.
Antes de assar o quindim, alguns misturam todos os ingredientes à mão, enquanto outros fazem quindim de liquidificador. Como qualquer creme, os ingredientes devem ser misturados manualmente, de preferência para evitar a incorporação de muito ar ao creme.
Como Fazer Quindim
- Pré-aqueça o forno a 350° F (180 ° F). Unte com uma forma para 12 cupcakes, 12 forminhas, ou uma forma de buraco de 15 cm e polvilhe com açúcar (fundo e laterais). Reserve.
- Passe as gemas por uma peneira para retirar a pele. Em uma tigela grande, misture bem as gemas, o leite de coco e os flocos, o açúcar e também o licor/ extrato, se desejar, até obter uma mistura homogênea. Despeje na forma preparada (¾ cheia para a forma de cupcakes).
- Asse por 25 a 30 minutos (forma de cupcakes ou forminhas) ou 50-60 minutos (forma de buraco para quindão) em banho-maria, ou até que esteja firme e um palito inserido no centro saia limpo. Para o banho-maria, coloque a forma ou forminhas em uma forma maior com agua fervente. A água deve ficar até a metade da forma ou forminhas de quindim.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade, por cerca de 5 minutos. Coloque uma assadeira rasa ou uma travessa sobre a forma e inverta os quindins sobre ela (é fundamental não desenformar o quindim quente, porque ele vai quebrar, ou frio, porque ele não sairá da forma facilmente). Se necessário, passe uma pequena faca ou espátula gentilmente nas bordas para ajudar a desenformar o doce. A “crosta” do coco ficará no fundo da sobremesa depois de invertida em um prato.
- Deixe esfriar completamente e leve à geladeira. Sirva gelado! Se quiser, decore com folhas frescas de hortelã ou com uma pitada de coco ralado.
Como armazenar
O topo brilhante do quindim (uma característica ou sinal de quindins frescos) começará a desaparecer após um dia. Mas a sobremesa pode ser feita com antecedência e consumida até 3 ou 4 dias depois, devendo ser guardada na geladeira em recipiente hermético. Não congele para não alterar sua consistência cremosa.
Outras Receitas de Sobremesas
COMPARTILHE!

Receita de Quindim
Equipment
- forno
- tigela
- forma
Ingredients
Ingredientes:
- 12 gemas grandes de ovos à temperatura ambiente
- 50 g de coco ralado
- 200 ml (aproximadamente 3/4 xícara mais 2 colheres de sopa) de leite de coco
- 1 copo americano de açúcar Para fazer a versão CETO, basta substituir açúcar por adoçcante em pó (mais ou menos 1 e 1/2 copos americanos.)
- 1 colher de chá de licor de laranja ou essência de baunilha** OPCIONAL
- Manteiga e açúcar para untar as forma(s)
Instructions
Modo de Preparo:
- Pré-aqueça o forno a 350° F (180 ° F). Unte com uma forma para 12 cupcakes, 12 forminhas, ou uma forma de buraco de 15 cm e polvilhe com açúcar (fundo e laterais). Reserve.
- Passe as gemas por uma peneira para retirar a pele. Em uma tigela grande, misture bem as gemas, o leite de coco e os flocos, o açúcar e também o licor/ extrato, se desejar, até obter uma mistura homogênea. Despeje na forma preparada (¾ cheia para a forma de cupcakes).
- Asse por 25 a 30 minutos (forma de cupcakes ou forminhas) ou 50-60 minutos (forma de buraco para quindão) em banho-maria, ou até que esteja firme e um palito inserido no centro saia limpo. Para o banho-maria, coloque a forma ou forminhas em uma forma maior com agua fervente. A água deve ficar até a metade da forma ou forminhas de quindim.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade, por cerca de 5 minutos. Coloque uma assadeira rasa ou uma travessa sobre a forma e inverta os quindins sobre ela (é fundamental não desenformar o quindim quente, porque ele vai quebrar, ou frio, porque ele não sairá da forma facilmente). Se necessário, passe uma pequena faca ou espátula gentilmente nas bordas para ajudar a desenformar o doce. A "crosta" do coco ficará no fundo da sobremesa depois de invertida em um prato.
- Deixe esfriar completamente e leve à geladeira. Sirva gelado! Se quiser, decore com folhas frescas de hortelã ou com uma pitada de coco ralado.
Notes
- Rendimento: 12 unidades
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Tempo total: 35 minutos
Nutrition
Post publicado originalmente no dia 29 de setembro de 2015.
Paula
Amo esse doce com essa de colocar a essência de licor de laranja ficou perfeito.
Denise Browning
Paula, querida, obrigada. Eu também sou louca por quindim. Em breve quero fazer o docinho de quindim como se fosse um brigadeiro de quindim. 😉
Natalia
I spent a lot of time trying to find a good recipe for quindim. I am Brazilian and this is my favorite dessert. Thank you, Denise!
Denise Browning
I am so glad to hear you found here what you needed, Natalia! Quindim is one of my favorite treats and this is the recipe that I have been making for years. Enjoy!