Torta de Maçã Invertida (Tarte Tatin) é uma sobremesa francesa que ninguém consegue resistir. A torta contém uma crosta de massa folhada com maçãs caramelizadas por cima. É gostosa demais! Esta versão fácil é feita com massa folhada pronta, reduzindo bastante o tempo de preparo.
Você adora torta de maçã caramelizada, mas ao mesmo tempo se sente intimidado de fazer esta sobremesa?
Você não está sozinho! Pode dar aquele trabalhão se você fizer a versão tradicional.
Mas a nossa receita é a versão simples ou fácil porque usa massa folhada já pronta. Ela fica igualmente deliciosa!
Reduzimos muito o tempo de preparo comprando uma massa folhada pronta para assar. Por causa disso, ficamos com um passo-a-passo bem simples e rápido, como o de descascar e cozinhar maçãs, fazer um caramelo rápido e assar a torta no forno.
Depois de preparar nossa receita, o único problema que você encontrará é querer fazer esta sobremesa francesa várias vezes. Você está avisado: é viciante!
Sirva ela morninha com sorvete de baunilha e aí, queridos, é so devorar a tarte tatin. É de comer ajoelhado!
O que é Tarte Tatin?
Tarte Tatin significa "torta invertida" em francês e foi nomeada em homenagem às irmãs Tatin que a criaram na década de 1880 e gerenciaram o Hotel Tatin em uma cidade localizada ao sul de Paris.
É uma torta de maçã, mas servida invertida.
As frutas (geralmente maçãs) são parcialmente cozidas em uma calda de caramelo no fogão e, em seguida, uma massa folhada amanteigada é adicionada por cima e assada até dourar. Depois de esfriar um pouco, a tarte tatin é invertida em um prato.
Existe mais de uma versão sobre sua origem. Mas a mais comum é a que diz que Stéphanie Tatin, que fez a maior parte da comida, estava fazendo uma torta de maçã tradicional, mas cozinhou demais as maçãs.
Sentindo o cheiro de queimado, ela resgatou a torta colocando uma base de massa sobre as maçãs e terminou de assá-la no forno.
Depois de inverter a torta e serví-la, ela, sua irmã Caroline e os hóspedes do hotel apreciaram muito a sobremesa, tornando-se o prato mais conhecido do hotel.
Existem várias variações do prato feito com frutas diferentes, como peras, pêssegos, damascos e ameixas, e até abacaxi.
Ingredientes e Substituições
- Maçãs: nem todas as variedades de maçãs são adequadas para assar porque algumas são muito macias ou não mantêm a forma depois de assadas. Uma das melhores variedades para fazer nossa tarte tatin é a Gala. Além disso, qualquer que seja a variedade de maçãs para assar que você escolher, certifique-se de que não estejam velhas.
- Açúcar - Use açúcar granulado branco para fazer o caramelo e certifique-se de espalhar uniformemente sobre o fundo da frigideira. Isso ajudará o caramelo a cozinhar uniformemente.
- Água – usada também para fazer o caramelo.
- Manteiga - você pode usar manteiga com ou sem sal. Como diferentes marcas contêm diferentes quantidades de sódio, para melhor controle do mesmo, adicionamos manteiga sem sal ao nosso caramelo e uma pitada de sal para equilibrar sua doçura. Mas se preferir, use manteiga com sal e adicione menos ou nenhum sal ao caramelo. Acima de tudo, escolha uma manteiga de boa qualidade que contém mais laticínios e quase nenhuma quantidade de água adicionada.
- Vinagre de maçã – usada para equilibrar a doçura do caramelo e também para ajudar a não cristalizar o caramelo. Você pode substituí-lo por suco de limão, se desejar.
- Sal - equilibra a doçura do caramelo
- Massa folhada - compre uma que esteja pronta para assar ou faça a sua em casa pelo menos um dia antes, embrulhe bem e leve à geladeira. Ao contrário de outras receitas de torta que usam massa podre ou de biscoito, a tarte tatin usa massa folhada como o pastel de Belém e essa tortinha folhada com chocolate e morango.
- Farinha de trigo – use para enfarinhar levemente a superfície onde vai ser aberta a massa folhada. Você precisará de uma pequena quantidade.
Como inverter a torta de maçã caramelizada
É mais fácil do que você imagina.
Deixe a tarte tatin esfriar por cerca de 15 minutos sobre uma gradinha, passe uma faca nas bordas para soltá-la, coloque um prato grande com bordas por cima e vire a tarte tatin com cuidado.
A torta ainda estará morna, tornando mais fácil empurrar de volta as maçãs que se separaram (elas tem que ficar juntinhas) ou que grudaram na frigideira.
Como fazer torta de maçã invertida
Siga estas etapas simples para fazer uma das melhores sobremesas que você vai comer na vida.
-
Corte as maçãs:
Descasque, retire o miolo e caroços, e corte as maçãs em quatros pedaços iguais. Reserve! VEJA FOTO 1
-
Faça o Caramelo:
Polvilhe o açúcar uniformemente no fundo da panela (uma frigideira de ferro fundido de 25 cm) e regue com água.
Cozinhe a mistura de açúcar em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até que o açúcar derreta, borbulhe e fique com uma cor âmbar clara (5-7 minutos).
DICA: Depois de começar a borbulhar, não mexa a mistura com uma colher mais. Apenas incline a frigideira de vez em quando para que o caramelo fique homogêneo (algumas bordas ficarão mais escuras do que outras. Inclinando / girando a frigideira a cor ficará uniforme). É muito importante não mexer a mistura com uma colher após a mistura borbulhar.
Misture a manteiga, o vinagre e o sal até que a manteiga derreta. VEJA FOTO 2
-
Cozinhe as maçãs parcialmente:
Transfira as maçãs para a frigideira e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até ficarem caramelizadas ou douradas, mexendo de vez em quando.
Retire a panela do fogo e arrume as maçãs na frigideira, com o lado curvado para baixo em círculos concêntricos. VEJA FOTO 3
DICA: Certifique-se de que elas fiquem bem juntinhas umas das outras.
-
Prepare a massa folhada:
Enfarinhe levemente uma superfície com farinha, abra a massa folhada com um rolo e corte-a em um círculo de 25 cm. VEJA FOTO 4
Coloque-o sobre as maçãs, dobrando as pontas para baixo com uma espátula ou colher. VEJA FOTO 5
Pique o centro 2-3 vezes com um palito (para ventilar a massa enquanto assa, para que a massa folhada não fique empapada).
Coloque a frigideira sobre uma assadeira rasa.
-
Asse a torta de maçã invertida:
Pré-aqueça o forno a 204 ° C.
Asse a torta na grade do meio do forno por 35 a 40 minutos ou até que a massa folhada esteja assada e dourada por cima.
-
Deixe esfriar, inverta e sirva:
Deixe esfriar sobre uma gradinha por 15 minutos (até 30 se estiver usando uma frigideira de ferro fundido).
Em seguida, passe uma faca pelas bordas para soltar, coloque um prato grande por cima e e vire a tarte tatin com cuidado. VEJA FOTO 6
DICA: Enquanto a torta ainda está quente, empurre as maçãs que tenham caído ou ficado separadas de volta para o lugar ou as que tenham grudado na frigideira. Quando a torta esfriar, você não vai conseguir fazer elas ficarem bem juntinhas!
Sirva com sorvete de baunilha por cima (ou creme chnatilly).
Dicas para fazer esta receita de Tarte Tatin
- Maçãs: Não corte as maçãs muito finas. Corte-as em quatro para evitar que se transformem em mingau enquanto cozinha com o caramelo. Você também pode cortar as as maçãs ao meio, mas demoram um pouco mais para cozinhar no fogão do que se cortadas em quatro pedaços iguais. As maçãs encolhem muito quando cozinham, portanto, encha frigideira e arrume-as bem juntinho umas das outras. Depois de inverter a tarte tatin, coloque de volta no lugar qualquer maçã que tenha caído ou grudado na frigideira enquanto ainda está quente. Depois que a sobremesa esfriar completamente, é difícil consertá-la.
- Panela: Se você não tiver uma frigideira de ferro fundido de 25 cm, pode cozinhar o caramelo e as maçãs em uma frigideira comum e, em seguida, organizar as maçãs em uma forma redonda de 25 centímetros. Certifique-se de despejar o caramelo restante por cima das maçãs antes de colocar a massa folhada por cima.
- Massa folhada: Deve ser descongelada antes de ser aberta, ou se esfarelará.
- Aromatizantes extras: Você pode misturar uma boa pitada de canela ou extrato de baunilha ao caramelo depois que estiver pronto.
- Outras frutas: Substitua as maçãs por peras, ameixas, nectarinas, damascos ou pêssegos.
Como Servir
Sirva a torta de maçã invertida ainda quente, seja sozinha ou com sorvete de baunilha ou creme chantilly.
É super gostosa!
Variações
A maioria das variações desta torta substituem maçãs por peras ou frutas com caroço. As mais conhecidas são:
- Tarte tatin de pêra
- Tarte tatin de pêssego
- Torta de damasco ou de ameixa
Algumas mais incomuns incluem abacaxi, beterraba ou ruibarbo.
Perguntas Frequentes
Por que minha torta de maçã francesa está encharcada ou amolecida?
À medida que esfria, a massa folhada vai amolecer porque está embebida em caramelo. Mas a torta ainda estará deliciosa. Não se preocupe com isso!
Embora você possa descascar as maçãs e colocá-las descobertas na geladeira durante a noite para secar e, assim, liberar menos água ao cozinhar, prefiro não fazer isso.
Sim, a massa pode ficar menos amolecida e mais crocante, mas as maçãs não ficarão tão suculentas e macias.
Sejamos realistas: uma das melhores coisas sobre a tarte tatin são as maçãs macias e caramelizadas embebidas em caramelo. Eu não vou comprometer isso!
Posso fazer essa torta de maçã invertida com antecedência?
Sim, você pode! Para isso, cozinhe as maçãs no caramelo, arrume-as bem juntinhas, deixe esfriar, cubra com plástico e leve à geladeira durante a noite.
Quando quiser assá-la, remova o plástico, coloque a massa folhada por cima e leve ao forno para assar.
Como Armazenar
Guarde a torta de maçã invertida fria em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Reaqueça antes de servir!
Saiba que a massa folhada não ficará tão crocante quanto quando saiu do forno, mas a sobremesa ainda estará bem gostosa.
O congelamento não é recomendado. Mas garanto que não sobrará um pedaço sequer para congelar.
Outras receitas com maçã para fazer

Tarte Tatin (Torta de Maçã Invertida)
Equipment
- forno
- Assadeira rasa
- Frigideira de 25 cm
- Colheres
- faca
Ingredients
- 5 maçãs médias e firmes como Gala
- ⅔ xícara de chá de açúcar granulado
- 6 colheres de sopa de água
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- Uma pitada de sal
- 200 gramas de massa folhada pronta descongelada (ou uma folha de massa folhada pronta)
- Farinha de trigo para abrir a massa
Instructions
- Corte as maçãs: Descasque, retire o miolo e caroços, e corte as maçãs em quatros pedaços iguais. Reserve!
- Faça o Caramelo: Polvilhe o açúcar uniformemente no fundo da panela (uma frigideira de ferro fundido de 25 cm) e regue com água.
- Cozinhe a mistura de açúcar em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até que o açúcar derreta, borbulhe e fique com uma cor âmbar clara (5-7 minutos).
- DICA: Depois de começar a borbulhar, não mexa a mistura com uma colher mais. Apenas incline a frigideira de vez em quando para que o caramelo fique homogêneo (algumas bordas ficarão mais escuras do que outras. Inclinando / girando a frigideira a cor ficará uniforme). È muito importante não mexer a mistura com uma colher após a mistura borbulhar.
- Misture a manteiga, o vinagre e o sal até que a manteiga derreta.
- Cozinhe as maçãs parcialmente: Transfira as maçãs para a frigideira e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até ficarem caramelizadas ou douradas, mexendo de vez em quando. Retire a panela do fogo e arrume as maçãs na frigideira, com o lado curvado para baixo em círculos concêntricos. DICA: Certifique-se de que elas fiquem bem juntinhas umas das outras.
- Prepare a massa folhada: Enfarinhe levemente uma superfície com farinha, abra a massa folhada com um rolo e corte-a em um círculo de 25 cm. Coloque-o sobre as maçãs, dobrando as pontas para baixo com uma espátula ou colher.
- Pique o centro 2-3 vezes com um palito (para ventilar a massa enquanto assa, para que a massa folhada não fique empapada). Coloque a frigideira sobre uma assadeira rasa.
- Asse a torta de maçã invertida: Pré-aqueça o forno a 204 ° C. Asse a torta na grade do meio do forno por 35 a 40 minutos ou até que a massa folhada esteja assada e dourada por cima.
- Deixe esfriar, inverta e sirva: Deixe esfriar sobre uma gradinha por 15 minutos (até 30 se estiver usando uma frigideira de ferro fundido). Em seguida, passe uma faca pelas bordas para soltar, coloque um prato grande por cima e e vire a tarte tatin com cuidado.
- DICA: Enquanto a torta ainda está quente, empurre as maçãs que tenham caído ou ficado separadas de volta para o lugar ou as que tenham grudado na frigideira. Quando a torta esfriar, você não vai conseguir fazer elas ficarem bem juntinhas! Sirva com sorvete de baunilha por cima (ou creme chnatilly).
Video

Notes
- Rendimento: 8 fatias
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 55 minutos
- Tempo de descanso: 15 minutos
- Tempo total: 1 hora e 35 minutos
Leave a Reply