Print
carne-de-sol-com-queijo-de-coalho

Carne de Sol com Queijo de Coalho

Receita de carne de sol com queijo de coalho feita com contra-filé ou alcatra... Uma iguaria nordestina de dar água na boca!
Servings 8 porções

Ingredients

Ingredientes:

  • 1 kg contra-filé ou alcatra
  • 55 g de sal fino salgue sempre a carne com 5.5 a 6 % do seu peso de sal fino
  • 200 ml de manteiga de garrafa ou manteiga sem sal derretida
  • 8 fatias quadradas de queijo de coalho

Instructions

Modo de Preparo:

  1. Salgue metade da peça de contra-filé ou alcatra com metade do sal fino e massageie bem para o sal penetrar. Ponha numa bacia plástica e refrigere por 4 horas. Depois retire a carne da geladeira e salgue a outra metade da carne (somente as áreas avermelhadas) com a outra metade do sal fino. Leve à geladeira novamente mas desta vez por 12 horas.
  2. Passado esse tempo, ponha a carne salgada numa sacola plástica e leve ao freezer por 5 a 8 dias .** Deixe a carne descongelar completamente na geladeira.
  3. Ponha a carne numa bacia plástica e encha com água suficiente para cubrir a carne. Deixe descansar por 30 minutos, escorra a água e repita o mesmo processo mais 2 vezes.
  4. Feito isso, enxugue a carne delicadamente com toalha de papel ou um pano limpo. Divida a peça de carne em 4 fatias grossas e depois corte cada um dessas fatias ao meio para que fiquem no formato de cubos grandes.
  5. Numa frigideira aquecida sobre fogo médio-alto, ponha os 8 cubos grandes de carne com metade da  manteiga derretida e doure dos 6 lados (aproximadamente 1 minuto de cada lado). Derrame a outa metade da manteiga de garrafa ou derretida por cima da carne de sol e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 180°C por 4 a 5 minutos (de mal passada a ao ponto) ou por 6 a 8 minutos (bem passada).
  6. Enquanto a carne de sol cozinha, grelhe as fatias de queijo de ambos os lados.
  7. Uma vez cozinhada a carne de sol, ponha em um prato e cubra cada um dos cubos grandes de carne de sol com uma fatia quadrada de queijo de coalho grelhado e sirva imediatamente.

Recipe Notes

OBS: (Receita adaptada do Chefe Wanderson Medeiros do Restaurante Carne de Sol do Picuí em Alagoas)

Rendimento: 8 porções

** Esse processo de salgamento da carne ou cura com sal  é usado para preservar carnes. Nele o sal penetra na carne retirando água. A água que se acumula na superfície dissolve o sal, o qual entra na carne através de osmose. O sal relaxa as células de proteína da carne, amaciando as suas fibras e adicionando sabor.