Print
Bacalhau-à-zé-do-pipo

Bacalhau à Zé do Pipo

Bacalhau a Zé do Pipo é um prato tradicional Português que se tornou popular no Brasil. É muito apreciado durante a Páscoa. Bacalhau a Zé do Pipo é composto de camadas de bacalhau, cebola, maionese e purê de batata.
Prep Time 17 minutes
Cook Time 55 minutes
Total Time 1 hour 12 minutes
Servings 4

Ingredients

Ingredientes:

Para o Bacalhau:

  • 2 e 1/2 pounds (1200 g) bacalhau fresco e salgado ou 1.8 pounds (820 g) de bacalhau salgado e seco, sem pele
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva dividido
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta do reino moída
  • 2 colheres de chá de caldo de galinha Knorr em pó
  • Suco fresco de 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada
  • 1 cebola branca grande picada
  • 2 colheres de sopa de alho picado
  • 1/2 xícara de chá de maionese
  • 6 azeitonas pretas sem caroço para decorar o prato

Para o purê de batatas:

  • 3 libras (1360 g) de batatas, descascadas e cortadas em cubos
  • 1/3 xícara de chá de creme de leite
  • 1/3 xícara de chá de leite integral
  • 1 e 1/4 colheres de chá de sal
  • 1/8 colher de chá de pimenta preta moída
  • 1 pitada de noz-moscada moída
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
  • 1 gema de ovo grande em temperatura ambiente

Instructions

Modo de preparo:

  1. Prepare o bacalhau: Primeiro, desalgue o bacalhau. Para isso, deixe o bacalhau salgado em água fria (o suficiente para cobrir) por pelo menos 24 horas na geladeira. Troque a água 4 vezes ou mais. Se estiver usando bacalhau seco nesta receita, ferva ligeiramente em água. Se estiver usando bacalhau fresco e salgado, não precisa fervê-lo em água. Escorra bem e seque o bacalhau com uma toalha de papel antes de começar a cozinhá-lo na frigideira. Bacalhau preservado em sal tem um gosto melhor do que aquele sem sal.
  2. Em uma frigideira grande e anti-aderente, aqueça 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva sobre fogo médio. Em seguida, adicione a cebola. Cozinhe a cebola até ficar translúcida ou por cerca de 3 a 4 minutos (o objetivo aqui é cozinhar a cebola sem dourar). Adicione o alho e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Retire a folha de louro da frigideira, e depois transfira a cebola cozida e alho para uma tigela pequena. Reserve.
  3. Corte os filés de bacalhau em pedaços menores. Usando a mesma frigideira onde a cebola foi cozinhada, aqueça as 3 colheres restantes de (sopa) de azeite e cozinhe os pedaços de bacalhau sobre fogo médio por cerca de 7 a 8 minutos, virando-os pelo menos uma vez. Retire do fogo e desfie com o auxílio de um garfo enquanto ainda esteja quente. Tempere com sal, pimenta e o caldo de galinha em pó. Mexa e adicione o suco de limão e a cebolinha picada, mexendo novamente. Reserve. Neste ponto, você poderá combinar o bacalhau desfiado com a mistura de cebola e alho cozidos, ou reservar cada um separadamente para a montagem de acordo com as instruções abaixo. Desde que eu não estou usando cebolas fatiadas, eu prefiro combinar o bacalhau e a mistura de cebola-alho imediatamente.
  4. Para preparar o purê de batatas: Em uma panela grande, cubra as batatas descascadas com água fria e sal e deixe ferver sobre fogo médio-alto; em seguida, reduza o fogo para médio e deixe ferver até ficarem macias (cerca de 20 minutos). Escorra as batatas cozidas e amasse-as bem. Aqueça levemente o creme de leite e leite juntos sobre fogo médio. Adicionar ao purê de batatas e mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o sal, a pimenta, a noz-moscada, e a manteiga derretida. Mexa bem e deixe esfriar. Misture a gema e reserve.
  5. Montagem do prato:  Pré-aqueça o forno a 375 graus F (190 graus C). Em um pirex médio retangular, empilhe o bacalhau desfiado no centro do pirex, encha as bordas ao redor do bacalhau com purê de batatas, reservando cerca de 1/3. Certifique-se de que a pilha de bacalhau e as batatas estejam nivelados quase igualmente (a camada de purê de batatas ao redor do bacalhau deve ser ligeiramente mais alta do que a pilha de bacalhau). Distribua a mistura de cebola-alho reservada no topo da pilha de bacalhau (se já não estiver misturado com o bacalhau desfiado) e ,em seguida, distribua a maionese por cima do bacalhau ou mistura de cebola-alho. Ponha o 1/3 restante do purê de batatas num saco de confeiteiro com uma ponta de estrela e faça ondas ao rededor da pilha de bacalhau. Leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos ou até o purê de batatas e maionese estejam levemente dourados. Decore com as azeitonas e sirva. Bacalhau à Zé do Pipo pode ser servido com vinho branco ou tinto.

Recipe Notes

OBS: Serve: 4   Tempo total: 1 hr 12 min  Tempo de preparo: 17 min  Tempo de cozimento: 55 min

Há mais de uma maneira de fazer Bacalhau à Zé do Pipo. Por questões visuais/ apresentação, eu prefiro usar o bacalhau em flocos e cebola em cubos em vez de filés de bacalhau e cebolas em rodelas . Eu adicionei alguns temperos à receita tradicional, a fim de fazer o prato mais saboroso.