Prepare o bacalhau: Primeiro, desalgue o bacalhau! Para isso, deixe o bacalhau salgado mergulhado em água fria em uma bacia ou tigela por pelo menos 24 horas na geladeira. Troque a água 4 vezes ou mais.
Se estiver usando bacalhau salgado seco nesta receita, depois de dessalguar em água, ferva ligeiramente em leite com a panela destampada. Deslique o fogo e tampe a panela. Enquanto isso, prepare o purê de batatas. Mas depois escorra o bacalhau e retire a espinhas. Desfaça ele em lascas e reserve.
Se estiver usando bacalhau fresco, não precisa fervê-lo em leite. Escorra bem do molho da água e seque o bacalhau com uma toalha de papel antes de começar a cozinhá-lo na frigideira. Bacalhau preservado em sal tem um gosto melhor do que o fresco.
Cozinhe a cebola: Em uma frigideira grande e anti-aderente, aqueça 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva sobre fogo médio. Em seguida, adicione a cebola. Cozinhe a cebola até ficar translúcida ou por cerca de 3 a 4 minutos (o objetivo aqui é cozinhar a cebola sem dourar). Adicione o alho e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre. Transfira a cebola cozida e alho para uma tigela pequena. Reserve.
Frite e tempere o peixe: Usando a mesma frigideira onde a cebola foi cozinhada, aqueça as 3 colheres restantes de (sopa) de azeite e cozinhe as lascas de bacalhau sobre fogo médio por cerca de 7 a 8 minutos (se fresco), virando-os pelo menos uma vez, ou de 2-3 minutos (se seco).
Retire do fogo e desfie as postas de bacalhau frescas cozinhadas com o auxílio de um garfo enquanto ainda esteja quente.
Tempere o bacalhau (seja seco ou fresco) com sal, pimenta e o caldo de galinha em pó. Mexa e adicione o suco de limão e a cebolinha picada, mexendo novamente. Reserve.
Neste ponto, você poderá combinar o bacalhau desfiado com a mistura de cebola e alho cozidos, ou reservar cada um separadamente para a montagem de acordo com as instruções abaixo. Desde que eu não estou usando cebolas fatiadas, eu prefiro combinar o bacalhau e a mistura de cebola-alho imediatamente.
Prepare o purê de batatas: Em uma panela grande, cubra as batatas descascadas com água fria e sal e deixe ferver sobre fogo médio-alto; em seguida, reduza o fogo para médio e deixe ferver até ficarem macias (cerca de 12-15 minutos). Escorra as batatas cozidas e amasse-as bem. Aqueça levemente o creme de leite e leite juntos sobre fogo médio. Adicionar ao purê de batatas e mexa até obter uma mistura homogênea. Acrescente o sal, a pimenta, a noz-moscada, e a manteiga derretida. Mexa bem e deixe esfriar. Misture a gema e reserve.
Montagem do bacalhau a Zé do Pipo: Pré-aqueça o forno a 190° C (375° F). Em um pirex médio retangular, empilhe o bacalhau desfiado no centro do pirex, encha as bordas ao redor do bacalhau com purê de batatas, reservando cerca de ⅓ do purê. Certifique-se de que a pilha de bacalhau e as batatas estejam nivelados quase igualmente (a camada de purê de batatas ao redor do bacalhau deve ser ligeiramente mais alta do que a pilha de bacalhau).
Distribua a mistura de cebola e alho reservada no topo da pilha de bacalhau (se já não estiver misturado com o bacalhau desfiado) e ,em seguida, distribua a maionese por cima do bacalhau ou mistura de cebola e alho.
Ponha o ⅓ restante do purê de batatas num saco de confeiteiro com uma ponta de estrela e faça ondas ao rededor da pilha de bacalhau.
Asse: Leve ao forno por cerca de 20 a 30 minutos ou até o purê de batatas e maionese estejam levemente dourados. Decore com as azeitonas e sirva. Bacalhau à Zé do Pipo pode ser servido com vinho branco ou tinto.