Retire as coxas de frango da geladeira cerca de 30 minutos antes de cozinhar para garantir um cozimento uniforme. Tempere-os com uma mistura de sal, pimenta e cominho, esfregando bem dos dois lados. Deixe descansar em temperatura ambiente por esses 30 minutos. Em seguida, adicione fios de açafrão à água quente e deixe em infusão por 30 minutos.
Enquanto isso, corte e pique os legumes. Reserve.
Aqueça uma panela grande anti-aderente em fogo médio-alto, adicione 2 colheres de sopa de óleo e doure as sobrecoxas do frango, com a pele voltada para baixo, doure por 3 a 4 minutos sem mover ou até que a pele esteja douradinha. Vire o frango para o outro lado e cozinhe por mais 3 ou 4 minutos.
Transfira as coxas para um prato e reserve. Enquanto isso, drene o excesso de gordura da panela deixando uma colher de sopa somente. Cozinhe a cebola e o pimentão em fogo médio por cerca de 3 a 4 minutos ou até que a cebola esteja macia. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto. Em seguida, adicione o arroz e refogue por cerca de 1 a 2 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte o vinho e deixe evaporar (leva cerca de 2 minutos). Junte o açafrão, o caldo, o extrato de tomate e a folha de louro. Transfira o frango de volta para a panela, abrindo espaço para que o arroz fique em volta das sobrecoxas. Deixe levantar fervura!
Em seguida, cubra a panela com uma tampa e deixe cozinhar em fogo médio por 10 a 15 minutos ou até que o frango esteja cozido e o arroz ficar al dente. O arroz vai absorver os líquidos. Cerca de 3 minutos antes do final do tempo de cozimento, acrescente os tomates picados e as ervilhas, tampe e deixe cozinhar.
Imediatamente antes de servir, esprema o limão sobre as sobrecoxas e adicione a erva picada.