Separe os grãos e descarte quaisquer pedras ou grãos danificados.
Lave o feijão em uma peneira. Colocá-lo de molho não é recomendado para a panela de pressão.
Escorra e reserve.
Cozinhe o feijão: em uma de pressão manual ou elétrica, adicione o feijão com 6 xícaras de água e 1 colher de sopa de óleo (o óleo reduz a formação de espuma durante o processo de cozimento)
Em seguida, trave a tampa e gire a válvula para segurar a pressão. Se na panela de pressão elétrica: pressione o botão de feijão, ajustando o tempo para 30 minutos. Se panela de pressão manual: cozinhe o feijão sobre fogo alto.
Terminado o tempo de cozedura, gire a válvula para soltar a pressão rapidamente e depois retire a tampa.
Em uma frigideira anti-aderente, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio e cozinhe a cebola picada até ficar translúcida, mexendo de vez em quando. Em seguida, adicione o alho e cozinhe por cerca de 60 segundos, mexendo de vez em quando.
Misture a cebola cozida e o alho ao feijão cozido. Adicione as folhas de louro e junte todos os temperos, especiarias e o vinagre. O vinagre melhora o sabor e reduz os elementos gasosos. Se o sal for adicionado no início, vai endurecer os grãos.
Pressione a função saltear e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, descoberto (panela de pressão elétrica). Ou simplesmente cozinhe o feijão por 10 a 15 minutos sobre fodo médio (panela de pressão manual). Mexa e retire as folhas de louro. Se desejar, remova cerca de 1 xícara de feijão cozido (grãos e caldo) e bata no liquidificador até ficar homogêneo.
Adicione novamente ao feijão cozido e mexa. Isso tornará o caldo do feijão mais grosso e saboroso. Pouco antes de servir, polvilhe com o coentro picado ou a salsa, se quiser. Sirva sobre arroz branco e com a carne que você preferir, ou ainda como base para outros pratos como sopa de feijão, salada de feijoada ou feijão de coco. Essa é a melhor maneira de como fazer feijão na panela de pressão!