Torta de Queijo Basca (Cheesecake Basco) tem um topo queimado ou caramelizado e um recheio cremoso que derrete na boca. É rústica com um aroma complexo que lembra caramelo. Simplesmente uma daquelas sobremesas fáceis que você vai querer fazer muitas vezes.
Você já experimentou o famoso cheesecake basco? Se não, você está perdendo!
Rapidamente se tornou uma das minhas sobremesas favoritas. É super cremosa e muito fácil de fazer. Além disso, você pode servir durante o ano inteiro.
Um alerta: Vai ser amor à primeira mordida!
O que é Cheesecake Basco?
Também conhecida como Cheesecake Basca ou Cheesecake Queimado, esta sobremesa foi criada em 1990 pelo chef Santiago Rivera do restaurante La Viña em San Sebastian, Espanha. Ela é diferente de sua parente famosa nos Estados Unidos, a cheesecake simples ou torta de queijo. Esta versão espanhola tem algumas características próprias:
- Aparência: A Torta de Queijo Basca tem um topo “queimado”, carbonizado ou caramelizado porque é assada em altas temperaturas (geralmente acima de 400 ° F ou 200 ° C), enquanto um cheesecake regular é assado a 325 ° -350 ° F (160-180 ° C). Geralmente é mais alto, com um centro afundado e também apresenta bordas irregulares que vem do papel manteiga que reveste a forma.
- Textura: Assim como um pudim, tende a ser cremoso no meio e mais firme no exterior. Dependendo do tempo de cozimento, pode apresentar 3 texturas diferentes: Firme (assado e servido gelado), cremoso (assado e servido em temperatura ambiente) e “cru” (assado por menos tempo que o normal). Além disso, não tem crosta - ao contrário de um cheesecake americano.
- Sabor: Tem gosto de cheesecake caramelizado. Contrasta o amargo do seu exterior queimado com a doçura leve do seu interior cremoso.
- Nível de dificuldade: É fácil de preparar. Não tem crosta! Basicamente, você tem que misturar os ingredientes em uma batedeira, forrar a assadeira com papel manteiga, assar o cheesecake queimado e deixar esfriar. Não tem cobertura!
- Tempo de cozimento: demora cerca de metade do tempo para assar (cerca de 30-35 minutos) do que um cheesecake normal (55-70 minutos) porque assa a uma temperatura mais elevada. Tem que ter um topo escuro e um centro que balança como pudim ou gelatina.
Ingredientes e substituições
A maioria das receitas de torta de queijo basca lista os mesmos ingredientes, mas com proporções ligeiramente diferentes. A nossa requer o seguinte:
- Cream cheese (use a regular para um cheesecake denso e cremoso. Não use cream cheese com teor reduzido de gordura)
- Açúcar (açúcar branco granulado)
- Ovos (use ovos grandes - cada um pesa cerca de 50 g sem casca)
- Creme de leite fresco (contém cerca de 36-38% de gordura)
- Farinha (embora você possa usar farinha de trigo, usei farinha para bolo para uma textura mais leve ou mais delicada) e amido de milho.
- Aromas: usamos extrato de baunilha, suco de limão e sal. Alguns também adicionam raspas de limão e outros substituem o extrato de baunilha por fava de baunilha que é mais cara, mas torna esta torta de queijo ainda mais deliciosa.
O cream cheese, os ovos e o creme de leite devem estar em temperatura ambiente para misturar melhor com os demais ingredientes e não formar grumos!
Como Fazer Torta de Queijo Basca
Como você pode ver, o processo é bastante simples. Basta seguir estas etapas:
PASSO 1 - Pré-Aqueça o Forno:
A temperatura vai depender do tipo de forno que você possui. Preste muita atenção porque isso é crucial para um cheesecake queimado ser assado corretamente.
- Para um FORNO DE CONVECÇÃO COM VENTILADOR: Pré-aqueça a 450ºF (230ºC) e coloque o cheesecake na grade do meio porque o ventilador ajuda a circular o ar quente).
- Para um FORNO CONVENCIONAL (SEM VENTILADOR): Pré-aqueça a 475ºF (245ºC) e asse o cheesecake em uma grade ligeiramente mais alta que a do meio. Mesmo assim, certifique-se de deixar um espaço entre a grade e a parte superior ou teto do forno, porque uma fôrma de 7 cm de profundidade precisa de espaço extra para o cheesecake crescer.
OBS.: Se o seu forno não ficar muito quente, você pode pré-aquecer até a temperatura mais alta do forno (550ºF ou 290ºC) por 30-60 minutos antes de assar nosso cheesecake basco.
PASSO 2 - Prepare a fôrma:
Forre uma forma de cheesecake redonda de 15 cm de diâmetro com 2 folhas grandes de papel manteiga. Certifique-se de deixar pelo menos 5 cm de papel saindo pelas bordas.
DICA: Dobre o papel duas vezes (formando um quadrado) para encontrar o centro do papel. Em seguida, sobreponha as 2 folhas para coincidir com a cruz / centro do papel e coloque ambas folhas no meio da forma.
O lado mais longo deve estar um contra o outro. Neste ponto, você pode pressionar o papel na parte inferior e contra as bordas para aderir à forma ou pode colocar o fundo removível da forma em cima das folhas de papel, pressionando para baixo para caber na forma e também ao redor dela para formar um “molde” de papel. VEJA FOTO 1
Por fim, retire aquele “molde”, coloque o fundo removível de volta na fôrma (como deveria), e coloque o “molde” de volta dentro da fôrma, pressionando para baixo para caber. VEJA FOTO 2 Reserve! (Veja o nosso vídeo)
PASSO 3 - Faça o Recheio:
- Se o cream cheese não estiver em temperatura ambiente, coloque-o no microondas com metade da potência (50%) por 45 segundos, em intervalos de 15 segundos. Para começar, bata o cream cheese até ficar cremoso e macio na batedeira. Em seguida, adicione o açúcar, batendo até a mistura ficar fofa e homogênea. Você deve raspar a tigela e o batedor para que não haja grumos.
- Adicione os ovos, um de cada vez, batendo cada um até incorporar completamente. Se os ovos não estiverem em temperatura ambiente, coloque-os em uma tigela com água morna por 5 a 10 minutos para atingir a temperatura ambiente antes de adicioná-los à massa do cheesecake.
- Em seguida, acrescente o suco de limão, o extrato de baunilha e o sal.
- Peneire a farinha para bolo e o amido de milho antes de adicioná-los à massa. Bata apenas até não ver mais grumos.
- Aos poucos, bata o creme de leite (deve estar em temperatura ambiente) para incorporar completamente. FOTO 1
- Despeje a massa do cheesecake de uma só vez na forma forrada com o papel para evitar a formação de bolhas de ar. FOTO 2 Bata cuidadosamente a forma sobre o balcão algumas vezes e, em seguida, estoure as bolhas de ar na superfície do cheesecake com um palito de dente. FOTO 3
- Para evitar respingos e sujeira no forno, coloque a forma de cheesecake sobre uma assadeira grande.
PASSO 4 - Asse:
Deixe a nossa torta de queijo basca assar por cerca de 30-35 minutos, ou até que a parte superior esteja âmbar escuro ou marrom e o centro ainda esteja levemente mole quando agitado.
Observe com atenção porque o topo começa a escurecer após a marca de 30 minutos rapidamente (nos próximos 5 minutos). Mas cada forno é diferente! Isso é para um cheesecake com uma textura cremosa. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e fatie.
Para um com textura mais firme, deixe esfriar e leve à geladeira por 4-24 horas antes de fatiar.
Para um com uma textura “crua” (pegajosa), asse o cheesecake por uns 5 minutos a menos que os 35 minutos e depois leve à geladeira durante a noite antes de servir.
Uma coisa é certa: NUNCA ASSE DEMAIS cheesecake - mesmo que a parte de cima não fique escura. Você não quer um recheio coalhado.
PASSO 5 -Deixe Esfriar:
Deixe o cheesecake queimado esfriar completamente na forma sobre uma gradinha (por onde o ar circula) até que esteja em temperatura ambiente. Demora cerca de 2-3 horas. Nunca deixe esfriar diretamente sobre o balcão! Depois puxe para baixo o papel pergaminho.
STEP 6 – Refrigere:
Sirva o Cheesecake Basco na temperatura ambiente (textura cremosa) or refrigere coberta com um pano (não use plástico para evitar condensação) por 4-24 horas.
PASSO 7 - Sirva:
À temperatura ambiente ou gelado, retire o cheesecake da fôrma e retire com cuidado o papel manteiga. Se refrigerado, deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos ou até 2 horas antes de fatiar e servir.
Para um cheesecake fatiado e limpo, limpe a lâmina da faca antes de fatiá-lo novamente.
Equipamentos para fazer a cheesecake basca
Esta receita de cheesecake requer 3 equipamentos:
- Fôrma de bolo redonda de 15 cm com fundo removível:
A fôrma do bolo também deve ter cerca de 7 centímetros de profundidade porque a massa do cheesecake vai crescer muito durante o cozimento.
Mas se você preferir usar uma forma maior (20-23 cm), nossa receita criará um cheesecake baixo com uma textura não tão cremosa.
Você pode multiplicar a receita por 1,5 se estiver usando uma forma redonda de 18 cm de diâmetro e 7 cm de profundidade ou multiplicar a receita por 2 para uma forma redonda de 20 cm de diâmetro e 7 cm de profundidade. Você decide!
- Papel Pergaminho:
Use papel pergaminho (papel manteiga). Se você usar um papel pergaminho grande, precisará apenas de uma folha. Mas se estiver usando um papel normal, você precisará de 2 folhas para cobrir o lado mais curto das folhas na fôrma.
- Espátula/tigela de silicone ou batedeira elétrica:
Você pode fazer este cheesecake basco à mão (usando uma espátula de silicone e uma tigela grande) ou usar uma batedeira.
TEXTURAS DO CHEESECAKE QUEIMADO BASCO
Ao contrário de um cheesecake normal, o cheesecake queimado basco pode apresentar 3 texturas diferentes, dependendo da sua preferência: mais firme (como um cheesecake normal), cremoso ou com um centro "cru".
Textura mais firme:
- Asse no tempo indicado na receita.
- Leve à geladeira por mais de 4 horas até 24 horas. Retire da geladeira 10 minutos antes de servir ou sirva frio.
- Será firme e denso como um cheesecake normal.
Textura cremosa (minha favorita):
- Asse no tempo indicado na receita.
- Sirva de preferência em temperatura ambiente, mas se refrigerar, tire 30 minutos antes de servir.
- Um cheesecake firme por fora com um centro cremoso.
Textura mal assada ou “crua”:
- O cheesecake deve assar uns 5 minutos a menos do que o indicado na receita.
- Deixe esfriar durante a noite para cortá-lo bem.
- Ele ficará quase todo firme com um centro super cremoso (quase derretendo).
Dicas úteis para Torta de Queijo
- Pré-aqueça bem o forno até que esteja bem quente (pelo menos por 30 minutos).
- De preferência, use um forno de convecção com ventilador. Se você tiver apenas o forno convencional (regular), coloque a grade mais alta que o meio.
- Sempre forre sua fôrma com papel pergaminho. O papel nunca deve tocar no teto do seu forno.
- Use uma fôrma funda porque a massa vai crescer e você não quer acabar com sujeira para limpar depois.
- Certifique-se de que o cream cheese, os ovos e o creme de leite estejam em temperatura ambiente para misturar facilmente e criar uma massa homogênea e lisinha.
- Se o cream cheese estiver gelado, leve ao microondas com metade da potência (50% da potência) por 45 segundos, em intervalos de 15 segundos. Pressione o centro do cream cheese para verificar a maciez.
- Quebre os ovos em outra tigela para evitar que pedaços da casca caiam na massa. Se não estiverem na temperatura ambiente, coloque-os em uma tigela com àgua morna por 5 a 10 minutos antes de adicioná-los à massa.
- Se puder, prefira farinha para bolo (contém menos glúten) e produzirá uma textura mais leve do que a farinha de trigo. Eu normalmente uso farinha para bolos ao fazer bolos. Suponho que farinha de trigo vai dar certo. O amido de milho também é adicionado para uma textura mais leve. Para um cheesecake sem glúten, substitua a farinha de trigo por farinha de arroz.
- Adicione suco de limão para dar um frescor ao sabor e sal para intensificá-lo.
- Adicione extrato de baunilha para que o cheesecake fique com menos gosto de ovo. Se você tem fava de baunilha, vai deixar este cheesecake ainda mais delicioso.
- Para evitar grumos e garantir uma textura lisa, misture bem cada ingrediente antes de adicionar o seguinte.
- Bata a fôrma de cheesecake algumas vezes no balcão e também estoure as bolhas antes de assar com um palito.
- Coloque a fôrma de bolo no forno RAPIDAMENTE para não diminuir a temperatura do forno.
- Observe o topo do cheesecake com atenção após a marca de 30 minutos. Pode escurecer rapidamente.
- Faça um teste antes de retirar completamente a fôrma do forno. Agite-a. O cheesecake deve balançar como um pudim ou gelatina.
- NUNCA asse demais o cheesecake (mesmo se a parte superior não escurecer após 30-35 minutos). O interior ficará coalhado em vez de liso. Não há solução para isso!
- Deixe o cheesecake esfriar completamente sobre uma gradinha (o ar deve circular por baixo) antes de esfriar.
- Conforme esfria, o centro afunda.
- Sirva em temperatura ambiente (cremoso) ou esfrie e retire 10 minutos antes de servir para um recheio firme.
- Para cortá-lo bem, aqueça uma faca com água quente. Encha uma caneca alta com água fervente, mergulhe a faca e limpe rapidamente com um pano antes de cortar outra fatia do cheesecake.
PERGUNTAS FREQUENTES
O que posso fazer para que o topo escureça bem?
- Use preferencialmente o forno de convecção (com ventilador).
- Pré-aqueça o forno por pelo menos 30 minutos.
- Asse em temperatura mais alta.
- Asse na grade mais alta (é mais quente), mas o papel pergaminho não pode tocar o teto do forno.
Posso usar uma forma de bolo maior?
Sim, mas para obter um cheesecake alto com uma textura cremosa, multiplique a receita por 1,5 se usar uma forma redonda de 20 cm de diâmetro ou multiplique a receita por 2 para uma forma redonda de 20 cm de diâmetro. Você terá que assar o cheesecake por mais tempo.
Minha Torta de Queijo quebrou por cima. O que posso fazer para evitar isso?
A batedeira parece criar mais bolhas de ar, fazendo com que a massa suba mais e de forma desigual e, em seguida, desmorone e forme rachaduras. Tente bater a fôrma sobre o balcão, estourar as bolhas de ar com um palito e descanse a massa antes de assar.
Porém, a melhor maneira de evitar isso é misturar a massa à mão com uma espátula.
Como posso obter uma superfície lisa e brilhante (sem bolhas escuras)?
Isso geralmente acontece quando a massa do bolo tem bolhas antes de assar.
Por que meu cheesecake basco tem uma textura crua e pegajosa no meio?
Acontece quando o cheesecake assou por menos tempo que o devido. Refrigerar antes de servir não corrige a textura. Mas não se preocupe! Ainda é seguro comer. Da próxima vez, asse o cheesecake por mais tempo.
Como Conservar a Torta de Queijo Basca
Guarde este cheesecake basco queimado, coberto, na geladeira por até 3 dias. Não congele!
Outras sobremesas para experimentar:
COMPARTILHE!
NOS SIGA NO INSTAGRAM, PINTEREST E FACEBOOK PARA MAIS RECEITAS FÁCEIS E GOSTOSAS!

Torta de Queijo Basca (Cheesecake Basco)
Equipment
- forno
- formas
- batedeira
Ingredients
- 454 gramas de cream cheese em temperatura ambiente
- ½ copo americano de açúcar ou 100 gramas
- 3 ovos grandes 50 g cada sem casca; em temperatura ambiente
- 2 colheres de sopa de farinha para bolo ou você pode usar farinha de trigo, mas o cheesecake não terá uma textura tão leve
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 1 copo americano de creme de leite fresco 36-38% de gordura; em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- ¼ colher de chá de sal
Instructions
PASSO 1 - Pré-Aqueça o Forno:
- A temperatura vai depender do tipo de forno que você possui. Preste muita atenção porque isso é crucial para um cheesecake queimado ser assado corretamente.
- Para um FORNO DE CONVECÇÃO COM VENTILADOR: Pré-aqueça a 450ºF (230ºC) e coloque o cheesecake na grade do meio porque o ventilador ajuda a circular o ar quente).
- Para um FORNO CONVENCIONAL (SEM VENTILADOR): Pré-aqueça a 475ºF (245ºC) e asse o cheesecake em uma grade ligeiramente mais alta que a do meio. Mesmo assim, certifique-se de deixar um espaço entre a grade e a parte superior ou teto do forno, porque uma fôrma de 7 cm de profundidade precisa de espaço extra para o cheesecake crescer.
- OBS.: Se o seu forno não ficar muito quente, você pode pré-aquecer até a temperatura mais alta do forno (550ºF ou 290ºC) por 30-60 minutos antes de assar nosso cheesecake basco.
PASSO 2 - Prepare a fôrma:
- Forre uma forma de cheesecake redonda de 15 cm de diâmetro com 2 folhas grandes de papel manteiga. Certifique-se de deixar pelo menos 5 cm de papel saindo pelas bordas.
- DICA: Dobre o papel duas vezes (formando um quadrado) para encontrar o centro do papel. Em seguida, sobreponha as 2 folhas para coincidir com a cruz / centro do papel e coloque ambas folhas no meio da forma.
- O lado mais longo deve estar um contra o outro. Neste ponto, você pode pressionar o papel na parte inferior e contra as bordas para aderir à forma ou pode colocar o fundo removível da forma em cima das folhas de papel, pressionando para baixo para caber na forma e também ao redor dela para formar um “molde” de papel.
- Por fim, retire aquele “molde”, coloque o fundo removível de volta na fôrma (como deveria), e coloque o “molde” de volta dentro da fôrma, pressionando para baixo para caber. Reserve! (Veja o nosso vídeo)
PASSO 3 - Faça o Recheio:
- Se o cream cheese não estiver em temperatura ambiente, coloque-o no microondas com metade da potência (50%) por 45 segundos, em intervalos de 15 segundos. Para começar, bata o cream cheese até ficar cremoso e macio na batedeira. Em seguida, adicione o açúcar, batendo até a mistura ficar fofa e homogênea. Você deve raspar a tigela e o batedor para que não haja grumos.
- Adicione os ovos, um de cada vez, batendo cada um até incorporar completamente. Se os ovos não estiverem em temperatura ambiente, coloque-os em uma tigela com água morna por 5 a 10 minutos para atingir a temperatura ambiente antes de adicioná-los à massa do cheesecake.
- Em seguida, acrescente o suco de limão, o extrato de baunilha e o sal.
- Peneire a farinha para bolo e o amido de milho antes de adicioná-los à massa. Bata apenas até não ver mais grumos.
- Aos poucos, bata o creme de leite (deve estar em temperatura ambiente) para incorporar completamente.
- Despeje a massa do cheesecake de uma só vez na forma forrada com o papel para evitar a formação de bolhas de ar. Bata cuidadosamente a forma sobre o balcão algumas vezes e, em seguida, estoure as bolhas de ar na superfície do cheesecake com um palito de dente.
- Para evitar respingos e sujeira no forno, coloque a forma de cheesecake sobre uma assadeira grande.
PASSO 4 - Asse:
- Deixe a nossa torta de queijo basca assar por cerca de 30-35 minutos, ou até que a parte superior esteja âmbar escuro ou marrom e o centro ainda esteja levemente mole quando agitado.
- Observe com atenção porque o topo começa a escurecer após a marca de 30 minutos rapidamente (nos próximos 5 minutos). Mas cada forno é diferente! Isso é para um cheesecake com uma textura cremosa. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e fatie.
- Para um com textura mais firme, deixe esfriar e leve à geladeira por 4-24 horas antes de fatiar.
- Para um com uma textura “crua” (pegajosa), asse o cheesecake por uns 5 minutos a menos que os 35 minutos e depois leve à geladeira durante a noite antes de servir.
- Uma coisa é certa: NUNCA ASSE DEMAIS cheesecake - mesmo que a parte de cima não fique escura. Você não quer um recheio coalhado.
PASSO 5 - Esfrie:
- Deixe o cheesecake queimado esfriar completamente na forma sobre uma gradinha (por onde o ar circula) até que esteja em temperatura ambiente. Demora cerca de 2-3 horas. Nunca deixe esfriar diretamente sobre o balcão!
PASSO 6 - Refrigere:
- Sirva o cheesecake Basco You na temperatura ambiente (textura cremosa) or refrigere coberta com um pano (não use plástico para evitar condensação) por 4-24 horas.
PASSO 7 - Sirva:
- À temperatura ambiente ou gelado, retire o cheesecake da fôrma e retire com cuidado o papel manteiga. Se refrigerado, deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos ou até 2 horas antes de fatiar e servir.
- Para um cheesecake fatiado e limpo, limpe a lâmina da faca antes de fatiá-lo novamente.
Video

Notes
- Rendimento: 6 fatias (ou uma torta de 15 cm)
- Tempo de preparo: 30 minutos
- Tempo de cozimento: 35 minutos
- Tempo de descanso: 3 horas
- Tempo total: 4 horas e 5 minutos
- Pré-aqueça bem o forno até que esteja bem quente (pelo menos por 30 minutos).
- De preferência, use um forno de convecção com ventilador. Se você tiver apenas o forno convencional (regular), coloque a grade mais alta que o meio.
- Sempre forre sua fôrma com papel pergaminho. O papel nunca deve tocar no teto do seu forno.
- Use uma fôrma funda porque a massa vai crescer e você não quer acabar com sujeira para limpar depois.
- Certifique-se de que o cream cheese, os ovos e o creme de leite estejam em temperatura ambiente para misturar facilmente e criar uma massa homogênea e lisinha.
- Se o cream cheese estiver gelado, leve ao microondas com metade da potência (50% da potência) por 45 segundos, em intervalos de 15 segundos. Pressione o centro do cream cheese para verificar a maciez.
- Quebre os ovos em outra tigela para evitar que pedaços da casca caiam na massa. Se não estiverem na temperatura ambiente, coloque-os em uma tigela com àgua morna por 5 a 10 minutos antes de adicioná-los à massa.
- Se puder, prefira farinha para bolo (contém menos glúten) e produzirá uma textura mais leve do que a farinha de trigo. Eu normalmente uso farinha para bolos ao fazer bolos. Suponho que farinha de trigo vai dar certo. O amido de milho também é adicionado para uma textura mais leve. Para um cheesecake sem glúten, substitua a farinha de trigo por farinha de arroz.
- Adicione suco de limão para dar um frescor ao sabor e sal para intensificá-lo.
- Adicione extrato de baunilha para que o cheesecake fique com menos gosto de ovo. Se você tem fava de baunilha, vai deixar este cheesecake ainda mais delicioso.
- Para evitar grumos e garantir uma textura lisa, misture bem cada ingrediente antes de adicionar o seguinte.
- Bata a fôrma de cheesecake algumas vezes no balcão e também estoure as bolhas antes de assar com um palito.
- Coloque a fôrma de bolo no forno RAPIDAMENTE para não diminuir a temperatura do forno.
- Observe o topo do cheesecake com atenção após a marca de 30 minutos. Pode escurecer rapidamente.
- Faça um teste antes de retirar completamente a fôrma do forno. Agite-a. O cheesecake deve balançar como um pudim ou gelatina.
- NUNCA asse demais o cheesecake (mesmo se a parte superior não escurecer após 30-35 minutos). O interior ficará coalhado em vez de liso. Não há solução para isso!
- Deixe o cheesecake esfriar completamente sobre uma gradinha (o ar deve circular por baixo) antes de esfriar.
- Conforme esfria, o centro afunda.
- Sirva em temperatura ambiente (cremoso) ou esfrie e retire 10 minutos antes de servir para um recheio firme.
- Para cortá-lo bem, aqueça uma faca com água quente. Encha uma caneca alta com água fervente, mergulhe a faca e limpe rapidamente com um pano antes de cortar outra fatia do cheesecake.
Leave a Reply