Aprenda como fazer gemada, uma bebida tradicional cremosa consumida no mundo inteiro no Natal. A nossa receita de gemada leva ovos pasteurizados, especiarias, leite, leite de coco enlatado e açúcar. Para uma gemada cetônica ou sem açúcar, basta usar um substituto do açúcar e comemorar as festas de fim de ano sem quebrar a dieta. Tem o gostinho do Natal!
Que tal uma bebida caseira e gostosa para comemorar o Natal mas sem gastar tanto?
A nossa gemada vai agradar a todos! Além de gostosa, é uma receita fácil e rápida, batida no liquidificador e que fica pronta em 5 minutos.
Vamos fazê-la?
Table of Contents
O que é gemada?
Gemada é uma bebida festiva apreciada em todo o mundo. Tem suas raízes em uma bebida europeia medieval chamada “posset” (feita com leite quente, adoçado e condimentado com cerveja ou vinho).
No século 17, o xerez substituiu a cerveja ou vinho. Devido à escassez de ingredientes na época (leite, ovos e xerez), o posset tornou-se uma bebida apreciada em ocasiões especiais como feriados.
Tradicionalmente, a gemada é um ponche à base de leite. Ele combina ingredientes como creme de leite, açúcar e leite com ovos batidos crus. Às vezes, ela incorpora bebidas destiladas, como bourbon, uísque ou conhaque - sozinho ou em combinação.
Receitas de gemada vegana geralmente pedem leite a base de plantas como amêndoas ou leite de coco enlatado e não usam ovos. Mas a gemada de ovo é a mais tradicional!
A gemada geralmente é servida gelada, mas pode ser aquecida em noites frias.
Variações
O sabor da gemada simples pode depender do país onde você a está bebendo!
A gemada americana é cremosa, doce e tem um sabor de especiarias e baunilha. Se usar conhaque, bourbon ou xerez, ela adquire um novo sabor!
A porto-riquenha tem uma versão própria chamada coquito, feito com leite de coco com ou sem adição de creme de leite.
Uma ou outra versão moderna, deixe os ovos de fora.
O México tem o famoso rompope, que vem do espanhol “ponche de huevo” (ponche de ovo). Uma mistura de pasta de amêndoa e leite substitui o creme de leite, mas inclui baunilha e canela e, às vezes, conhaque.
No Brasil, gemada requer leite morno, gemas de ovo, açúcar e canela. Uma bebida destilada como a cachaça pode ser adicionada à bebida. Algumas pessoas gostam de engrossá-la com farinha mas eu não acho necessário já que os ovos já a deixa mais espessa. Outros fazer gemada com vinho ou com mel ao invés de açúcar.
Já a gemada peruana, chamada biblia con pisco, pede pisco, um tipo de conhaque peruano.
Na Venezuela e em Trinidad, existe uma variedade chamada ponche crema preparada com rum, enquanto na Alemanha a gemada (biersuppe) pede cerveja.
Ingredientes e substituições:
Embora a gemada seja uma bebida de Natal, você pode prepará-la com ingredientes básicos de baixo custo. Para fazer esta receita de gemada sem lactose, você precisará do seguinte:
- Ovos: engrossa a bebida! Você pode temperá-los com leite morno para evitar contaminação a base de salmonela, ou usar ovos pasteurizados como eu fiz.
- Açúcar: usei açúcar granulado, mas use um substituto do açúcar, como a fruta do monge (quantidade em dobro) para uma versão sem açúcar ou cetôgenica.
- Especiarias: canela em pó e noz-moscada são os usuais, mas você pode adicionar qualquer outro de sua escolha, como gengibre em pó também.
- Aromas: para uma versão sem álcool, use extrato de baunilha. Mas, para uma gemada alcóolica, você pode usar conhaque ou o xerez, uísque, rum, cachaça, vinho, bourbon, entre outros.
- Leite: eu prefiro usar um leite integral sem lactose, ou mesmo um leite normal se você não for intolerante à lactose. Para uma gemada com leite à base de plantas, use um leite como o de soja ou amêndoa.
- Leite de coco: ideal para fazer uma gemada sem lactose cremosa e espessa. Se você não for intolerante à lactose, pode substituí-lo por creme de leite fresco.
Como fazer gemada
- Adicione ovos pasteurizados, açúcar ou um substituto, noz-moscada, canela, baunilha ou uma bebida destilada, leite (sem lactose ou à base de plantas) e leite de coco enlatado no liquidificador. VEJA FOTO 1
- Bata a mistura até ficar homogênea e cremosa. VEJA FOTO 2
- Se quiser, passe as bordas dos copos de vidro no mel karo e depois com canela em pó como se fosse a bebida mexicana margarita (veja o vídeo). VEJA FOTOS 3 e 4
- Despeje a gemada nos copos. VEJA FOTO 5 Cubra com chantilly s e decore como desejar. VEJA FOTO 6
Como pasteurizar os ovos
Para tornar a gemada segura para beber, aqueça o leite em fogo médio-alto com a canela e a noz-moscada.
Em seguida, derrame lentamente o leite morno sobre os ovos, mexendo bem até a mistura ficar homogênea.
Se você tiver um liquidificador, o processo é bem mais simples! Coloque os ovos no liquidificador, bata em velocidade baixa e, com o meio da tampa fora, despeje o leite morno no liquidificador. É mais fácil do que segurar uma batedeira ou um fouet enquanto despeja o leite sobre os ovos.
Coe a mistura usando uma peneira fina. Para engrossar, coloque a mistura coada em uma panela e misture com os ingredientes restantes em fogo médio até a mistura ficar grossa e cobrir as costas de uma colher. Teste sua espessura passando o dedo pelo meio. A gemada está pronta quando a linha permanece limpa!
Dicas úteis
- Use ovos pasteurizados para economizar tempo e eliminar quaisquer problemas com salmonela. Se você não os encontrar facilmente, pasteurize os ovos em casa.
- Use qualquer especiaria ou bebida alcoólica de sua escolha para dar sabor à sua gemada!
- A bebida deve ser espessa e cremosa, quase como uma vitamina.
- Para a gemada clássica, use um leite gordo e creme de leite. Por outro lado, para uma gemada sem lactose, use leites à base de plantas.
Ovos crus são seguros?
Ovos crus são uma grande fonte de Vitaminas A, D e E, ricas em ácidos graxos essenciais, proteínas, enzimas, colina, riboflavina, biotina, magnésio, potássio, cobre e muito mais.
Eles também são os principais ingredientes para fazer a melhor bebida de gemada, pois engrossam e emulsificam a bebida.
No entanto, os ovos crus podem representar um perigo para a saúde por causa da bactéria Salmonela. As doenças de origem alimentar são uma preocupação para pessoas com sistema imunológico comprometido.
No entanto, apenas 1 em 20.000 ovos produzidos por ano podem estar contaminados nos Estados Unidos.
Muitos acreditam que o teor de álcool da gemada pode proteger contra Salmonela. No entanto, não há evidências científicas suficientes para apoiar isso!
O fato é que um estudo conduzido por 2 microbiologistas descobriu que o alcóol adicionado à gemada somente matou a Salmonela depois que a bebida foi envelhecida por 3 semanas sob refrigeração abaixo de 4 ° C (40 ° F). Mas o mesmo não acontecia quando armazenada em menos tempo.
Por segurança, aqueça sua gemada antes de bebê-la. Uma temperatura mínima segura de cozimento para ovos é 140 ° F (60 ° C). Bata as gemas com o açúcar enquanto aquece a mistura a 160 ° F (71 ° C) para matar a maioria dos patógenos, ou simplesmente use ovos pasteurizados ou tratados termicamente.
A gemada comprada em loja é pasteurizada e não requer aquecimento!
Como Armazenar Gemada de Ovo
Esta gemada vai conservar bem na geladeira por até 4 dias. Você pode precisar misturar ou bater bem para incorporar os sólidos do leite antes de servir. O leite de coco pode solidificar rapidamente quando refrigerado.
A menos que você pretenda fazer um sorvete de gemada, o congelamento não é recomendado; caso contrário, os leites se separarão quando descongelados. Uma solução seria bater a gemada descongelada no liquidificador novamente.
Outras receitas de bebidas para experimentar:
- Caipirinha de romã
- Caipirinha de romã
- Caipilé
- Ponche de Natal
COMPARTILHE!
Como Fazer Gemada
Equipment
- liquidificador
Ingredients
Ingredientes:
- 4 ovos grandes pasteurizados ou veja como pasteurizar em casa aí embaixo.
- ¾ xícara de chá de açúcar granulado ou um substituto como a fruta do monge, por uma versão cetônica (o dobro da quantidade)
- ⅓ colher de chá de noz-moscada moída
- 1 colher de chá de canela em pó
- ⅓ xícara de chá de conhaque ou xerez OPCIONAL
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 ½ xícara de chá de leite como leite de amêndoa ou outro com ou sem lactose
- 1 xícara de chá de leite de coco enlatado ou creme de leite se você não tiver intolerância a lactose.
Instructions
Modo de Preparo:
- Adicione ovos pasteurizados, açúcar ou um substituto, noz-moscada, canela, baunilha ou uma bebida destilada, leite (sem lactose ou à base de plantas) e leite de coco enlatado no liquidificador.
- Bata a mistura até ficar homogênea e cremosa.
- Se quiser, passe as bordas dos copos de vidro no mel karo e depois com canela em pó como se fosse a bebida mexicana margarita (veja o vídeo).
- Despeje a gemada nos copos. Cubra com chantilly s e decore como desejar.
Recipe Video

Recipe Notes
- Rendimento: 3 copos
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo de cozimento: Zero
- Tempo total: 5 minutos
Nutrition
** Nutrition labels on easyanddelish.com are for educational purposes only. This info is provided as a courtesy and is only an estimate, since the nutrition content of recipes can vary based on ingredient brand or source, portion sizes, recipe changes/variations, and other factors. We suggest making your own calculations using your preferred calculator, based on which ingredients you use, or consulting with a registered dietitian to determine nutritional values more precisely.
Please note that health-focused and diet information provided on easyanddelish.com is for educational purposes and does not constitute medical advice, nor is it intended to diagnose, treat, cure, or prevent disease. Consult with your doctor or other qualified health professional prior to initiating any significant change in your diet or exercise regimen, or for any other issue necessitating medical advice.
Gabrielle says
Minha avó sempre fez e eu faço também gemada. A gemada da minha avó ela batia 1 ou 2 gemas com o garfo direto na xícara com açúcar…quando estivesse bem batida ela adicionada café quente e depois leite fervido ..aí ela ia passando de uma xícara para outra fazendo espuma e engrossando…servia bem quente..uma delícia…eu amo!
Denise Browning says
Sim, esse que você descreveu é o método mais antigo para fazer gemada embora eu nunca experimentei uma gemada tradicional com café. Mas aceito a dica pra experimentar! 🙂 O meu metodo é mais rápido e poupa meus braços. Vale a pena experimentar os 2 métodos e usar o que for mais conveniente para cada pessoa!