FEIJOADA é um prato brasileiro que consiste de feijão preto e carnes de porco guisados em fogo lento, sendo servida com arroz branco, farofa, couve a mineira e rodelas de laranja. É considerada o prato nacional do Brasil. Aprenda aqui como fazer feijoada de 2 maneiras: no fogão e na panela de pressão. Você vai amar a nossa receita simples e saborosa!
Que tal uma feijoada completa? É saudável, reconfortante e a mais gostosa que você vai comer. Tem a cara do Brasil!
O que é feijoada à brasileira?
A feijoada tradicional é feita com feijão preto e carnes de porco como orelhas, pés e rabo de porco, todos cozidos juntos no fogão. No entanto, a receita moderna de feijoada leva feijão preto e algumas carnes de porco como bacon, costela, linguiça, pedaços de lombo de porco e, às vezes, carnes bovinas como carne seca. Os feijão e as carnes são cozidos junto com os temperos, geralmente em uma panela de pressão.
Já a feijoada vegana ou vegetariana pede feijão preto e vegetais. Eles podem ser cozidos juntos em uma panela de pressão ou no fogão.
Origem
Os historiadores discutem sobre suas origens. Alguns dizem que a feijoada foi inventada em Portugal, e depois os coloniadores a trouxeram para suas colônias, como Brasil, Moçambique, Angola, Timor Leste e Macau.
A feijoada também é parente do cassoulet francês.
Outros garantem que foram os escravos no Brasil que criaram a autêntica feijoada – cozeram sobras de feijão com cortes humildes de carnes que seus donos não queriam, como orelhas, rabo, língua e patas de porco.
Para piorar a situação, o local de origem no Brasil também está em disputa. Alguns atestam que a feijoada vem do estado de Pernambuco (há menção dela em 1827 em um jornal local), enquanto outros dizem que é da Bahia.
Seja qual for o local de origem, a feijoada é considerada o prato nacional do Brasil, apreciada o ano inteiro por pessoas de todas as classes sociais.
Acompanhamentos
Serve-se feijoada usualmente com arroz branco, farofa, couve a mineira, vinagrete e rodelas de laranja. Mandioca cozida or frita, torresmo e banana empanada também são servidas às vezes como acompanhamentos.
Já caipirinha é a bebida preferida para servir com esse prato. Se quiser comer uma boa sobremesa, sugiro quindim ou mousse de maracujá.
Quando é geralmente servida
Os fins de semana são a época em que a feijoada brasileira é servida com mais frequência. Principalmente porque demora muito para cozinhá-la, assim como os acompanhamentos que a acompanham. Outra razão é porque se trata de um prato pesado que requer um longo período de almoço para digerir.
Alguns bares e restaurantes self-service do Rio e de São Paulo servem feijoada completa às quartas e sábados. Porém, não são só os dias em que se faz feijoada no Brasil.
O carnaval brasileiro é outra grande ocasião para saboreá-la.
Diferença entre a Feijaoda Brasileira e a Portuguesa
Em Portugal a feijoada é feita com feijão branco (Minho e Douro Litoral) ou com feijão vermelho (Trás-os-Montes). Lá a feijoada também traz vegetais (cenoura, repolho, tomate) além das carnes bovinas e suínas.
Em contraste, no Brasil a feijoada é feita com feijão preto (embora na Bahia possa ser feita com feijão mulatinho). Os feijão é cozido com carnes de porco e, às vezes, cortes de carne bovina. As únicas verduras do prato são as que compõem a versão brasileira do sofrito, composta por alho, cebola e louro.
Tipos de Feijoada no Mundo
- Feijoada brasileira – feita de feijão preto e carnes de porco (e às vezes cortes bovinos).
- Feijoada à transmontana portuguesa, com feijão vermelho, carnes de porco e vegetais como couve e cenoura,
- Feijoada poveira portuguesa – feita de feijão canelini, carnes de porco e de vaca e vegetais como cenoura e tomate.
- Feijoada moçambicana à moda do Ibo – feita de ervilha, frango e camarão.
- A maniçoba brasileira, também conhecida como “feijoada paraense”, é um prato da região amazônica feita com folhas de mandioca (em vez de feijão), carnes de porco e cortes bovinos.
- Feijoada Angolana, à base de feijão manteiga, folhas verdes fumbwa, vegetais, frango e chouriço.
- Feijoada macaense, feita de feijão vermelho, cortes de porco e vegetais.
- Feijoada goesa, com feijão vermelho, masala, folhas de curry, pimenta verde e linguiça bovina / suína.
- Feijoada timorense, cozida com feijão branco, carnes de porco e vegetais.
Alguns listam a cachupa como uma variação da feijoada, mas é um prato de Cabo Verde mais próximo do mungunzá brasileiro do que da feijoada.
Variações
- Feijoada tradicional – feita de feijão preto e carnes de porco (como orelhas, pés e rabos)
- Feijoada moderna – contém feijão preto, carnes de porco e, às vezes, carnes de boi. Muito comum no Rio de Janeiro, Minas Gerais e grande parte do Brasil.
- Feijoadas regionais – existem 2 tipos básicos. A) um feito com feijão e carnes de porco ou bovinas na Bahia. Às vezes, banana, couve, batata, repolho e abóbora podem ser adicionados à feijoada. B) outra versão, a maniçoba, é do Pará, na região amazônica, onde não se utiliza feijão. Em vez disso, o prato é feito com folhas de mandioca e carnes de porco e bovinas.
Como Fazer Feijoada
Cada um dos 2 métodos abaixo requer os mesmos ingredientes, mas eles usam tempos e técnicas de cozimento diferentes. Aprenda a fazer uma feijoada fácil na panela de pressão elétrica e no fogão.
(OPCIONAL) Imersão: Mergulhe os feijão em água suficiente para cobri-lo (maios ou menos 7 centímetros). Coloque na geladeira ou deixe em temperatura ambiente durante a noite (8 horas), adicionando mais água se necessário. Mas você pode pular esta etapa adicionando 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ao feijão na hora de cozinhar.
O primeiro passo é separar e enxaguar o feijão preto. Em seguida, siga um dos métodos de cozimento abaixo.
Receita de Feijoada na Panela de Pessão
- Pressione a função refogar. Depois de aquecida, adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande.
- Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar. Transfira para a tigela com o bacon. Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.
- Adicione a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar, mexendo sempre.
- Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro na panela de pressão. Cancele a função refogar.
- Feche a tampa e cozinhe em alta pressão por 30 minutos. Use a pressão natural para liberar o vapor (cerca de 20 minutos) e destrave a tampa.
- Retire a folha de louro, tempere bem com sal e pimenta e junte o extrato de tomate e o vinagre. Transfira cerca de 1/2 xícara de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Receita de Feijoada no Fogão
Aqueça uma panela grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar (VER FOTO1). Transfira para uma tigela grande.
- Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar (VER FOTO 2). Transfira para a tigela com o bacon.
- Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado (VER FOTO 3). Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.
- Reduza o fogo para médio, acrescente a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar bem, mexendo sempre (VER FOTO 4).
- Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro.
- Aumente o fogo e leve para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo, mexa e tampe. Cozinhe por 60 a 90 minutos ou até que os grãos de feijão estejam quase macios. Junte a outra metade da cebola cozida e o alho, pimenta e extrato de tomate. Deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos ou até que o feijão esteja macio.
- Remova a folha de louro, ajuste o sal se necessário e junte o vinagre. Transfira cerca de 1/2 xícara de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Segredo para um Caldo de Feijoada Grossinho
Este é um velho truque. Bata uma pequena quantidade de feijão cozido no liquidificador (1/2 a 2 xícaras dependendo da quantidade de feijão cozido) para engrossar o caldo da feijoada. Funciona porque libera parte do amido dos grãos de feijão.
Como Armazenar
Guarde a feijoada em um recipiente hermético na geladeira por até 3 ou 4 dias. Congele por até 4 meses. Descongele na geladeira e aqueça bem antes de servir.
Dicas
- A feijoada fica mais gostosa no segundo dia.
- Você pode substituir a carne bovina (como charque) por frango desfiado.
- Essa receita de feijoada é sem glúten e rico em proteína!
Outras Receitas Fáceis:

Como Fazer Feijoada (2 Maneiras)
Equipment
- fogao
- panela de pressão
Ingredients
Ingredientes:
- 1 kg feijão preto deixe de molho na noite anterior, se quiser
- 10 xícaras água
- 500 gramas bacon picado
- 400 gramas paio defumado
- 700 gramas costelinha de porco
- 2 colher de sopa de azeite de oliva se necessário
- 1 cebola média amarela picada
- 6 dentes alho picado
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio somente se o feijão não foi deixado de molho
- 1 colher de chá cuminho
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sopa (mais 1 de chá) de sal
- 1 colher de chá de pimenta preta moída
- 2 colheres de sopa extrato de tomate
- 2 colher de sopa vinagre de vinho tinto para apurar o sabor e diminuir os gases do feijão
- 1/4 xícara de chá coentro ou salsinha picada opcional
Instructions
Modo de preparo:
- (OPCIONAL) Imersão: Mergulhe os feijão em água suficiente para cobri-lo (maios ou menos 7 centímetros). Coloque na geladeira ou deixe em temperatura ambiente durante a noite (8 horas), adicionando mais água se necessário. Mas você pode pular esta etapa adicionando 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ao feijão na hora de cozinhar. O primeiro passo é separar e enxaguar o feijão preto. Em seguida, siga um dos métodos de cozimento abaixo.
- NO FOGÃO -- Aqueça uma panela grande antiaderente em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande. Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar.
- Transfira para a tigela com o bacon.Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado (VER FOTO 3). Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve. Reduza o fogo para médio, acrescente a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando.
- Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar bem, mexendo sempre. Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro.
- Aumente o fogo e leve para ferver. Reduza o fogo para médio-baixo, mexa e tampe. Cozinhe por 60 a 90 minutos ou até que os grãos de feijão estejam quase macios. Junte a outra metade da cebola cozida e o alho, pimenta e extrato de tomate. Deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos ou até que o feijão esteja macio. Remova a folha de louro, ajuste o sal se necessário e junte o vinagre.
- Transfira cerca de 1/2 xícara de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
- NA PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA -- Pressione a função refogar. Depois de aquecida, adicione o bacon e cozinhe por 5 ou 6 minutos ou até dourar. Transfira para uma tigela grande.Em seguida, cozinhe a linguiça por cerca de 5 minutos ou até dourar.
- Transfira para a tigela com o bacon. Se necessário, adicione metade do óleo e doure as costelas, cerca de 4 minutos de cada lado. Transfira para a tigela com o bacon e a linguiça. Reserve.Adicione a outra metade do óleo e cozinhe a cebola por 5 ou 6 minutos ou até ficar macia, mexendo de vez em quando.
- Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto ou até cheirar, mexendo sempre.Transfira metade da mistura vegetal para uma tigela pequena e reserve. Acrescente o feijão, a água, o bicarbonato de sódio (somente se não deixar o feijão de molho), o cominho, as carnes reservadas e a folha de louro na panela de pressão.
- Cancele a função refogar.Feche a tampa e cozinhe em alta pressão por 30 minutos. Use a pressão natural para liberar o vapor (cerca de 20 minutos) e destrave a tampa.Retire a folha de louro, tempere bem com sal e pimenta e junte o extrato de tomate e o vinagre.
- Transfira cerca de 1/2 xícara de feijão com o caldo para o liquidificador e bata até ficar cremoso. Misture com a feijoada. Salpique o coentro picado por cima e sirva.
Notes
- Serve: 10 pessoas
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Tempo de Cozimento: 30 minutos (na panela de pressão)
- Tempo total: 50 minutos
Nutrition
Post originalmente publicado no dia 29 de setembro de 2015.
Francisco
Muito boa essa receita, pois ajuda muitas pessoas que querem fazer uma feijoada e não sabem. Seu site está de parabéns. Continue dando essas receitas.
Denise Browning
Obrigada, Francisco! Faço a minha mais light, mas aí fica a opção para cada pessoa.