Como fazer farofa de ovo, bacon e cenoura bem temperada e amanteigada, perfeita para churrasco ou como um acompanhamento para feijoada.

Vai uma farofinha aí?
È simples e gostosa, além de não conter glúten.
È feita com farinha de mandioca e alguns outros ingredientes em conta.
Você pode serví-la até mesmo no café da manhã ou substituir a farinha por cuzcuz de milho.
Vamos fazê-la?
Table of Contents
O QUE É A FAROFA?
Farofa (pl. farofas), é um acompanhamento tradicional sem glúten típico da gastronomia brasileira, feito de farinha de mandioca torrada.
Mostramos aqui como fazer farofa de bacon, legumes e ovos cozidos, mas às vezes ela é preparada com cenoura ralada, passas e bananas (farofa de banana).
Outras vezes é simplesmente uma farofa temperada ou uma farofa de dendê.
Existem muitas variações, mas em geral tem uma textura crocante semelhante a farinha de pão!
Mas em português “farofa”, além de ser um prato, pode ser também uma gíria. Este é um termo depreciativo referente a uma turma de gente que leva todo tipo de comida para praia, inclusive o galeto e farofa. Eles são chamados de farofeiros.
Em meados da década de 1980, a banda brasileira Ultraje a Rigor fez sucesso instantâneo com a música “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, que zomba do medo que os banhistas mais abastados tinham do farofeiros.

QUAL O SABOR?
A farofa brasileira simples e clássica geralmente é feita torrando a farinha de mandioca com manteiga e temperos como sal, pimenta e cominho.
Aqui você vai aprender como fazer farofa amanteigada, tostada e bastante saborosa! Mas há variações regionais.
Na Bahia, por exemplo, a farinha de mandioca é torrada com óleo de dendê, dando-lhe uma cor amarelo-alaranjada e sabor defumado.
O fato é que a farinha de mandioca seca exige muita gordura – seja óleo, manteiga ou a gordura do bacon, absorvendo o sabor dos ingredientes que a compõem.
O QUE É FAROFA TRADICIONAL YOKI?
É a versão comprada pronta da farofa caseira, amplamente vendida em supermercados. Também é conhecida como ‘Farofa Pronta’ geralmente consumida por quem não tem tempo de fazer farofa caseira.
O QUE É FARINHA DE MANDIOCA?
A farinha de mandioca é uma farinha seca e grossa extraída da raiz da mandioca, macaxeira ou aipim, um parente próximo do garri da África Ocidental.
É de cor branca e não tem sabor. É também o ingrediente que faz a farofa para churrasco ou feijoada, carnes grelhadas, picanha de forno e até ensopados saudáveis como o picadinho.
A farofa também é servida por cima do feijão preto.
FAROFA É SAUDÁVEL?
A mandioca é uma raiz vegetal rica em carboidratos, calorias, vitaminas e minerais essenciais. É uma boa fonte de vitamina C, tiamina, riboflavina e niacina.
Mas a farinha de mandioca, o principal ingrediente da receita de farofa, é um derivado da raiz da mandioca e sua casca. Por haver sido processada, ela perde seu valor nutricional.
ESTA RECEITA DE FAROFA É SEM GLÚTEN?
Sim, é sem glúten, vegana, vegetariana e paleo. É um derivado da raiz de mandioca que é sem glúten, semelhante a batatas, inhame e batata-doce.
FAROFA É BOM PARA DIABÉTICOS?
A mandioca é rica em “amido resistente”, que é um tipo de fibra alimentar solúvel considerada boa para a saúde digestiva.
O amido resistente também foi estudado por seu potencial de reduzir o risco de diabetes tipo 2 e obesidade.
Também desempenha um papel na redução do apetite e aumento da saciedade, ajudando assim a promover o controle de peso.
No entanto, a farofa ou a farinha de mandioca são alimentos processados e não contém aquele amido resistente. Não são considerados bons para diabetes.

ORIGEM DA RECEITA DE FAROFA
A farinha de mandioca tem um longo legado indígena e tem sido importante para a culinária brasileira há séculos.
Serviu como uma fonte barata de carboidratos para os exploradores portugueses e para os escravos africanos durante os tempos coloniais. Foi até trazida como produto comercial do Brasil para a África.
A farinha de mandioca é o ingrediente principal na receita de farofa, bem como um dos ingredientes do pirão.
Pode ser polvilhada em cima do feijão ou misturado ao feijão para formar uma bola achatada, fazendo o que é conhecido regionalmente como “capitão”.
Uma vez usada para fazer farofa, é um dos melhores acompanhamentos para feijoada, churrasco, picanha e guisados como picadinho e bobó de camarão.
É também um dos acompanhamentos de Natal servidos com peru assado ou presunto assado (tender de porco) no Brasil.
COMO FAZER FAROFA
- Aqueça a gordura: Para fazer esta receita de farofa, comece aquecendo uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, ou até começar a dourar. Para uma farofa vegetariana, não use bacon e refogue os legumes no óleo e/ou manteiga (use o dobro da quantidade de gordura pedida na receita) e siga o restante da receita.
- Refogue os legumes: Reduza o fogo para médio e adicione a cebola, o pimentão e a cenoura. Cozinhe até a cebola amolecer (cerca de 3-5 minutos), mexendo de vez em quando. Adicione a manteiga e deixe derreter (FOTO 1).
- Adicione a farinha de mandioca: Misture bem a farinha de mandioca até torrar e misture com o bacon e os legumes (FOTO 2). Tempere com sal e pimenta a gosto (e uma pitada de cominho se quiser).
- Torre a farinha: Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe torrar por 1-2 minutos, mexendo sempre para torrar uniformemente. Junte os ovos e a salsa. Sirva quente.

COMO CONSERVAR
Guarde a farofa em um recipiente hermético na geladeira por até 3-5 dias.
Congele sem os ovos e as ervas frescas em sacos de congelamento (retire a maior parte do ar) por até 2 meses.
O QUE SERVIR COM FAROFA
- Feijão preto
- Receita de feijoada
- Picanha de forno
- Picadinho de carne
- Bobó de camarão
- Churrasco de frango
- Frandinha para churrasco
- Moqueca baiana de peixe com camarão
COMPARTILHE!

Como Fazer Farofa
Equipment
- 1 frigideira
- 1 colher de pau
Ingredients
- 4 tiras de bacon defumado picado
- ½ cebola amarela média picada
- 1 pimentão vermelho picado (ou pimentão verde ou amarelo, ou uma mistura deles)
- 1 cenoura média ralada
- 4 colheres de sopa de manteiga ou óleo vegetal (ou mais se desejar para deixar a farinha bem amanteigada)
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- Sal e pimenta a gosto
- 2 ovos cozidos picados
- 2 colheres de sopa de salsa ou coentro bem picado
Instructions
- Aqueça a gordura: Para fazer esta receita de farofa, comece aquecendo uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e deixe cozinhar por cerca de 3-5 minutos, ou até começar a dourar.
- Para uma farofa vegetariana, não use bacon e refogue os legumes no óleo e/ou manteiga (use o dobro da quantidade de gordura pedida na receita) e siga o restante da receita.
- Refogue os legumes: Reduza o fogo para médio e adicione a cebola, o pimentão e a cenoura. Cozinhe até a cebola amolecer (cerca de 3-5 minutos), mexendo de vez em quando. Adicione a manteiga e deixe derreter.
- Adicione a farinha de mandioca: Misture bem a farinha de mandioca até torrar e misture com o bacon e os legumes. Tempere com sal e pimenta a gosto (e uma pitada de cominho se quiser).
- Torre a farinha: Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e deixe torrar por 1-2 minutos, mexendo sempre para torrar uniformemente. Junte os ovos e a salsa. Sirva quente.
Recipe Notes
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Tempo total: 25 minutos
- Serve 6 pessoas
- Passas douradas com bananas picadinhas salteadas e cenoura ralada
- Linguiça picadinha e ovos cozidos picados, ou couve ralada e azeitonas verdes picadas.
- Para uma versão vegetariana, omita o bacon e os ovos. Adicione alguns dos ingredientes opcionais acima (passas e bananas em cubos salteadas combinam bem com cebola e cenoura, bem como couve e azeitonas combinam com cebola, cenoura e pimentão).
Nutrition
** Nutrition labels on easyanddelish.com are for educational purposes only. This info is provided as a courtesy and is only an estimate, since the nutrition content of recipes can vary based on ingredient brand or source, portion sizes, recipe changes/variations, and other factors. We suggest making your own calculations using your preferred calculator, based on which ingredients you use, or consulting with a registered dietitian to determine nutritional values more precisely.
Please note that health-focused and diet information provided on easyanddelish.com is for educational purposes and does not constitute medical advice, nor is it intended to diagnose, treat, cure, or prevent disease. Consult with your doctor or other qualified health professional prior to initiating any significant change in your diet or exercise regimen, or for any other issue necessitating medical advice.
Leave a Reply